MUSICA

Valciãn Calixto lança o single "Desmistificando Pombagira"

Como já aponta o título, o cantor desmistifica alguns dos principais preconceitos relacionados ao arquétipo Pombagira


Novo trabalho

Novo trabalho Foto: Divulgação

O single Desmistificando Pombagira", do piauiense Valciãn Calixto, chega às principais plataformas nesta segunda-feira (26). A música é mais uma mostra do EP "Macumbeiro 2.0", que tem previsão de lançamento para 16 de agosto.

Como já aponta o título, o cantor desmistifica alguns dos principais preconceitos relacionados ao arquétipo Pombagira, entidade ancestral feminina que baixa nos terreiros de matriz afro-brasileira e muitas vezes é apontada como prostituta, como se isso fosse um problema, o que não definitivamente não é. Assim, a música já começa pelo refrão: "Pombagira/Não é rapariga/Mas tem Pombagira que foi rapariga/E por que te intriga/Cuida da tua vida!", canta Valciãn. 

A faixa, que tem como base o brega funk, ritmo criado no Nordeste e que tomou conta do Brasil, também mostra todo o potencial dos trabalhos realizados pela Pombagira dentro dos terreiros somado ao empoderamento feminino, ao amor próprio e à luta contra o machismo: Se é pra fazer Caridade/peça o seu Axé/Ela não suporta covarde/Que humilha e bate em mulher".

Quase no final do single, Valciãn desmente a crença de que os homens "viram gays", caso incorporem uma Pombagira. 

"Você não vira, não se transforma naquilo que você já é, se você é naturalmente gay, fica mais lindo e pronto, agora se você tem orientação hétero, não vai perder isso porque incorporou alguma pombagira, muitas vezes o que acontece é que os homens possuem uma masculinidade frágil, uma insegurança consigo mesmo e na esteira do machismo acreditam e propagam essas mentiras, mas já está na hora de superarmos essa questão e aproveitar os ensinamentos que Pombagira tem para nós ao invés de se afastar dela", diz o piauiense.


Ficha Técnica:

Letra e Música: Valciãn Calixto

Voz/Instrumentos/Arranjos: Valciãn Calixto

Backing Vocals: Eryka Alcântara/Valciãn Calixto

Sample1 Ponto de Pombagira: Bethânia Lemme (in memoriam)

Sample2: J. B. de Carvalho

Foto/Maquiagem/Produção: Eryka Alcântara

Edição de Imagem: Ronnyel Seed

Fonte: Valcian Calixtos

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: