Arte e Cultura

EXPO FAVELA

Empreendedores LGBT's promovem respeito e diversidade na Expo Favela 2024

O Piauí Hoje.Com ouviu o empresário Helielson Costa e pelo casal de artesãos Hítalo Azevedo e Gleyson Lira

Emanuel Pereira

Sexta - 02/08/2024 às 12:02



Foto: Emanuel Pereira/Piauí Hoje O casal de empreendedores Gleyson Lira e Hítalo Azevedo
O casal de empreendedores Gleyson Lira e Hítalo Azevedo

Mais que fomentar a economia e o empreendedorismo, a Expo Favela Innovation 2024 promove inclusão e respeito à diversidade. A Comunidade LGBTQIAPN+, por exemplo, está muito bem representada pelo empresário Helielson Costa e pelo casal de artesãos Hítalo Azevedo e Gleyson Lira. Para eles, empreender é uma maneira de garantir maior visibilidade a esta população.

O empresário Helielson Costa. Foto: Emanuel Pereira/Piauí Hoje

Helielson é empreendedor há dois anos, mas produz leques customizados somente há seis meses. Os artefatos mais populares são os leques produzidos com as cores da diversidade. Para o rapaz de 29 anos, a Expo Favela inspira jovens LGBTs a empreender e lutar por mais respeito à comunidade.

"É a primeira vez que participo da Expo Favela e vejo que ainda há poucos empreendedores da nossa comunidade. É importante a população estar representada em um evento assim", disse.

Leques personalizados por Helielson. Foto: Emanuel Pereira/Piauí Hoje

Amor empreendedor

O professor de matemática, Gleyson Lira, de 28 anos, e o fotógrafo Hítalo Azevedo, de 33 anos, estão juntos desde 2020. Após uma troca de presentes no aniversário de um ano de namoro, surgiu a ideia de criar uma loja da cultura Geek. 

O casal produz materiais personalizados com tema de cultura pop. Foto: Emanuel Pereira/Piauí Hoje

Além de produzir artefatos em alusão a games, filmes e séries, eles também valoriza as cores da bandeira LGBTQIAPN+. O empreendimento é uma vitrine do relacionamento do casal.

"O público encontra objetos que a gente gosta. Estamos felizes por representar a comunidade na Expo Favela e mostrar nosso trabalho. Isso mostra que o evento está comprometido com a inclusão e a diversidade", destacou Gleyson.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: