Arte e Cultura

LITERATURA

Deputados aprovam nome da escritora Carolina Maria de Jesus no Livro dos Heróis e Heroínas

De autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), o Projeto de Lei contou com parecer favorável da deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) pela CCJ

Da Redação

Sábado - 30/11/2024 às 17:20



Foto: Audálio Dantas via Abr Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei para incluir o nome da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Agora, o texto segue para análise no Senado.

O projeto, proposto pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), recebeu parecer favorável da deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A votação aconteceu no Plenário nesta quarta-feira (27).

Carolina Maria de Jesus é uma das escritoras negras mais importantes do Brasil. Morando na favela do Canindé, em São Paulo, ela sustentava seus três filhos como catadora de papel. Seu livro mais famoso, Quarto de Despejo: Diário de uma favelada (1960), vendeu 10 mil cópias em uma semana e foi traduzido para 13 idiomas, alcançando leitores em mais de 40 países.

A relatora Daiana Santos destacou que o legado de Carolina vai além da literatura, ajudando a formar uma consciência crítica sobre as desigualdades no Brasil e valorizando a diversidade cultural. “Carolina Maria de Jesus é um símbolo da luta e resistência do povo negro”, afirmou.

Por outro lado, deputados da oposição, como Bibo Nunes, criticaram o processo de escolha para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, alegando que tem se tornado “banalizado”. O livro está guardado no Panteão da Pátria, em Brasília, e atualmente há 25 nomes aguardando inclusão.

A autora do projeto, Erika Hilton, defendeu a aprovação, afirmando que Carolina é um exemplo de coragem e perseverança. “Sem apoio, sem escolaridade, ela conseguiu produzir uma obra literária que marcou o Brasil”, disse.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: