
O Museu do Piauí vai receber, de 1 de junho a 6 de julho, a exposição ArTheresina, uma seleção de jovens artistas da capital de diferentes técnicas, a fim de promover novos nomes das artes visuais.
A abertura no sábado, dia 1 de junho, contará com um espetáculo do Grupo Cultural Afro Ijexá e um bate papo com os artistas envolvidos no projeto.
Conheça os artistas convidados:
Fotógrafo natural de Piripiri - PI, Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia pela UFPI, João Paulo Brito iniciou a sua jornada artística em 2015. O que começou como registros documentais logo ganhou uma vertente artística, eternizando danças e rituais das religiões de matriz africana. Dessa paixão nasceu “Retratos da Gira”, com o objetivo de levar a beleza das tradições africanas para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-las, além de encantar os apreciadores da rica herança cultural e espiritual afro-brasileira.
Maria Eugênia Ribeiro, conhecida como IGNIS, é uma artista de Teresina, Piauí. Nascida em 1999, é professora de pintura desde 2019. Usa tinta acrílica como a principal forma de desenvolver memórias infantis e sentimentos do cotidiano nordestino através de cores vivas e fortes.
Artista visual há 3 anos, Thalissa Drummond começou a desenhar e pintar em camisetas de forma intuitiva em 2021. A maior parte da obra é mediúnica, com técnicas que variam entre tie dye em tecidos, quadros em tela e papel, além de murais em paredes, e materiais reciclados/descartados. A série “Agô” traz a fé da artista através de cenas que retratam os Itãs relacionados aos Orixás, entidades e guias espirituais ligados à Umbanda. Os Itãs, palavra originária da língua iorubá, são os relatos míticos (lendas) de sua cultura, aceitos por alguns como fatos históricos, e verdade absoluta.
Os artistas Cacau Ribeiro e Andrei Nunes do ateliê de arte multidisciplinar Cactus Ink começaram a trabalhar juntos em 2014, a partir de uma tentativa de expor as artes de Andrei através do Instagram. A partir daí, os artistas começaram a receber oportunidades de com murais e finalmente selaram a parceria. O objetivo do Cactus Ink é valorizar a cultura nordestina e brasileira, através de representações do cotidiano. Os artistas trabalham com murais, itens personalizados, arte digital e linogravura. Essa será sua primeira exposição apresentando peças pintadas em cerâmica.
A artista Vitória Vidal pinta desde criança, mas só a partir de 2020 começou a encarar a arte como forma de trabalho. Vitória gosta de pintar sentimentos e usa tinta a base de água e colagens para produzir suas telas. Segundo a artista, ela sempre fez esse trabalho despretensiosamente, como forma de expressão do que sente e de como enxerga o mundo. Essa será sua primeira exposição.
Mais dos artistas e da programação estão disponíveis no Instagram do projeto. Confira: