
A Academia Parnaibana de Letras vai realizar o lançamento do Almanaque da Parnaíba, nesta sexta-feira (27), no Senac - BR 343 em Parnaíba-PI, terra natal de Assis Brasil. O lançamento vai celebrar a 73° edição do Almanaque da Parnaíba e faz homenagem na capa ao escritor parnaibano Francisco de Assis Almeida Brasil (1929-2021).
A obra também conta com um ensaio de valorização assinado pelo Acadêmico Diego Mendes Sousa, que comentou um pouco sobre a importância de Assis para a nossa história. "Assis Brasil é um ícone da literatura brasileira. Nenhum outro escritor piauiense escreveu tanto e com tanta qualidade estética quanto ele. É um caso raro de devoção ao ofício de escrever. Assis Brasil foi um dos filhos mais ilustres da Parnaíba e era membro da Academia Parnaibana de Letras. A homenagem de capa na atual edição do 'Almanaque da Parnaíba' é um ato de justiça a sua memória, que agrega uma vida muito rica enquanto polígrafo e romancista da célebre 'Tetralogia piauiense'. Sua grandeza artística rendeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da obra. Nenhum outro parnaibano conseguiu esse mérito. Assis Brasil é um orgulho para todos nós", disse.
O Almanaque da Parnaíba é atualmente produzido pela Academia Parnaibana de Letras, com edição coordenada pelo Presidente da Academia Parnaibana de Letras, José Luiz de Carvalho.
Primeiro Salão de Letras da Mulher acontece nesta terça-feira (24) em Teresina
Livro sobre combate ao fascismo nas escolas será lançado no Salipi