Arte e Cultura

Almanaque da Parnaíba que homenageia Assis Brasil será lançado nesta sexta (27)

O lançamento acontece na sexta e é organizado pela Academia Parnaibana de Letras

Terça - 24/05/2022 às 18:07



Foto: Almanaque da Parnaíba homenageia Assis Brasil
Almanaque da Parnaíba homenageia Assis Brasil

A Academia Parnaibana de Letras vai realizar o lançamento do Almanaque da Parnaíba, nesta sexta-feira (27), no Senac - BR 343 em Parnaíba-PI, terra natal de Assis Brasil. O lançamento vai celebrar a 73° edição do Almanaque da Parnaíba  e faz homenagem na capa ao escritor parnaibano Francisco de Assis Almeida Brasil (1929-2021).

 A obra também conta com um ensaio de valorização assinado pelo Acadêmico Diego Mendes Sousa, que comentou um pouco sobre  a importância de Assis para a nossa história. "Assis Brasil é um ícone da literatura brasileira. Nenhum outro escritor piauiense escreveu tanto e com tanta qualidade estética quanto ele. É um caso raro de devoção ao ofício de escrever. Assis Brasil foi um dos filhos mais ilustres da Parnaíba e era membro da Academia Parnaibana de Letras. A homenagem de capa na atual edição do 'Almanaque da Parnaíba' é um ato de justiça a sua memória, que agrega uma vida muito rica enquanto polígrafo e romancista da célebre 'Tetralogia piauiense'. Sua grandeza artística rendeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da obra. Nenhum outro parnaibano conseguiu esse mérito. Assis Brasil é um orgulho para todos nós", disse.

O Almanaque da Parnaíba é atualmente produzido pela Academia Parnaibana de Letras, com edição coordenada pelo Presidente da Academia Parnaibana de Letras, José Luiz de Carvalho.

Primeiro Salão de Letras da Mulher acontece nesta terça-feira (24) em Teresina

Livro sobre combate ao fascismo nas escolas será lançado no Salipi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: