Cidade

PROJETO SUSTENTÁVEL

Teresina concorre à verba internacional para revitalizar área da Lagoa dos Oleiros

Proposta inclui criação de jardins para melhorar a qualidade da água, parques para lazer, moradias e solução de mobilidade

Quarta - 05/11/2025 às 12:00



Foto: Projeto quer transformar área da Lagoa dos Oleiros
Projeto quer transformar área da Lagoa dos Oleiros

Uma das áreas mais problemáticas da Zona Norte de Teresina pode está perto de uma transformação radical. A Lagoa dos Oleiros, que hoje sofre com degradação e ocupa uma função quase invisível no sistema de drenagem da cidade, é o foco de um projeto que acaba de ganhar apoio internacional. Durante o C40 World Mayors Summit 2025, no Rio de Janeiro, Teresina foi selecionada para uma incubadora de projetos que vai destinar recursos e expertise técnica para requalificar completamente o local.

A proposta inclui a criação de jardins de chuva e jardins filtrantes para melhorar a qualidade da água, parques lineares para lazer da comunidade, ampla arborização e soluções de mobilidade que resolvam um problema histórico: a lagoa hoje funciona como uma barreira entre os bairros da Boa Esperança e Mafrenese, dificultando o deslocamento dos moradores entre estas áreas.

Segundo Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, que apresentou o projeto no Rio de Janeiro, a iniciativa também prevê melhorias habitacionais para garantir moradia digna na região. "São muitas soluções sendo pensadas, todas passando por um processo de incubação. O projeto vai ser estruturado e organizado para, no futuro, ser apresentado ao prefeito para decisão", explicou Madeira, destacando que a proposta ainda está em fase preliminar.

Eles explicou que a seleção para a incubadora do C40 e Fundação Grupo Boticário significa que Teresina receberá suporte técnico gratuito para desenvolver o projeto e participará de uma mesa-redonda com investidores de alto nível. O objetivo é atrair financiamentos e parcerias para implementar essa transformação que une recuperação ambiental, inclusão social e desenvolvimento urbano sustentável.

A Lagoa dos Oleiros carrega uma história ligada às origens da cidade. Seu nome vem da extração de argila que era realizada no local, atividade que deu origem ao bairro de Olarias, no Poti Velho, mas mantém uma função crucial no sistema de drenagem da cidade. O local recebe a maior parte das águas de chuva da zona norte, que depois são bombeadas para o rio Parnaíba, prevenindo alagamentos na região.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: