Cidade

PENSE QUENTE, TERESINA

Projeto cria microclimas para hortas de Teresina e vence maratona de inovação

A estratégia inclui técnicas de sombreamento inteligente e manejo ecológico do solo para melhorar o conforto térmico de trabalhadores e comunidades

Sexta - 28/11/2025 às 18:27



Foto: Projeto propõe reduzir temperaturas em hortas comunitárias do Grande Dirceu
Projeto propõe reduzir temperaturas em hortas comunitárias do Grande Dirceu

Um projeto que promete criar refúgios frescos para as hortas urbana em meio ao calor de Teresina foi o grande vencedor da maratona "Pense Quente, Teresina!". A iniciativa "Microclimas Resilientes" conquistou a primeira colocação com 44,5 pontos, ao propor soluções bioclimáticas de baixo custo para reduzir temperaturas em hortas comunitárias do Grande Dirceu. A estratégia inclui técnicas de sombreamento inteligente e manejo ecológico do solo para melhorar o conforto térmico de trabalhadores e comunidades.

O anúncio dos vencedores ocorreu durante a 3ª Conferência do Clima, marcando o entecimento da competição que desafiou equipes a criarem soluções práticas para o calor extremo na capital. O segundo lugar ficou com o projeto "Índice de Vulnerabilidade Térmica Urbana", que propõe mapear as áreas mais afetadas pelo calor em Teresina através de indicadores ambientais e sociais. Já o terceiro colocado, "HomeLab Ambiental", incentiva o monitoramento caseiro de temperatura e umidade, aproximando os cidadãos das discussões sobre adaptação climática.

De acordo com Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, a maratona foi importante estimular pesquisas científicas aplicadas aos desafios climáticos locais. “O objetivo da maratona foi envolver estudantes e professores das universidades, faculdades e institutos locais na produção de dados que possam subsidiar a elaboração de políticas públicas mais assertivas, com foco nos efeitos das mudanças climáticas na nossa população e na nossa biodiversidade. Essas equipes terão, agora, uma premiação em dinheiro que possibilitará o desenvolvimento das pesquisas, ressaltando que a participação ativa da UFPI, do IFPI e faculdades nesse processo foi de extrema importância para o sucesso da maratona”, afirma Leonardo Madeira.

Os projetos vencedores receberão acompanhamento técnico e poderão ser incorporados às políticas públicas que a prefeitura desenvolve para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: