Cidade

Teresina comemora seus 167 anos com muitas celebrações; confira a programação

Durante a programação de aniversário foram inauguradas várias obras, incluindo sete escolas

Alinny Maria

Sexta - 16/08/2019 às 08:30



Foto: Divulgação Aniversário de Teresina
Aniversário de Teresina

Teresina completa 167 anos nesta sexta-feira, dia 16 de agosto. Com o tema "Aqui se faz futuro", a campanha de aniversário da capital do Piauí trouxe uma série de inaugurações em diversas áreas, atividades culturais, esportivas, entre outros. Para encerrar não poderia faltar os eventos tradicionais como a Missa de Ação de Graças, que acontece às 9h na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, na Praça da Bandeira e às 11h acontece a Sessão Solene em homenagem à capital na Câmara Municipal de Teresina, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco.

Já a grande festa acontece às 16h, com o “Parabéns, Teresina!”, que conta com o tradicional corte do bolo na Praça do Poti Velho, zona Norte da capital. A comemoração acontece todos os anos no bairro, pois foi lá onde a história de Teresina começou a ser desenhada. Este ano o bolo terá como temática “Aqui se faz futuro”, a mesma da campanha do aniversário, para simbolizar a condição de Teresina como uma cidade vanguardista, com vocação para o planejamento e que se coloca à frente do seu tempo. O bolo terá oito metros de comprimento e 70 centímetros de largura, com recheio de coco e crocante, com peso  167 quilos, representando a idade de Teresina.

A programação do dia do aniversário se encerra no Theatro 4 de Setembro,  com a solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva, que começa às 20h. A homenagem foi criada pela Lei nº 684, de 16 de agosto de 1985, e alterada pela Lei nº 1.473, de 17 de julho de 1990, e tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços para Teresina. Nesse ano, serão homenageadas 31 pessoas e uma instituição.

Prefeito posta vídeo para homenagear Teresina - Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Firmino Filho (PSDB) usou as redes sociais para postar sua homenagem aos 167 anos de Teresina. No vídeo, Firmino ressalta que apesar da crise que o país enfrenta, a Prefeitura de Teresina fez o seu dever e de casa e por isso deu a volta por cima. "Esse aniversário é o coroamento dessa recuperação que conseguimos com muita dedicação e esforço. O nosso presente para a a cidade e para todos os teresinenses são obras em diversas áreas", comenta o prefeito. 

Assista ao vídeo:



Educação é prioridade -  Sete obras na área da educação foram entregues à população de Teresina durante o calendário de inaugurações.  Teresina levou o título de melhor educação pública entre as capitais do país, e por isso é essencial novos investimentos na área para manter o bom resultado.   

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), entregou o Centro Municipal de Educação Infantil Ramsés Bahury de Sousa Ramos, no Residencial Deus Quer; a Escola Municipal Ubiraci Carvalho, no Frei Damião; o CMEI Castro Alves, no bairro Angelim e o CMEI Engenheiro Matias Augusto de Oliveira Matos, no Residencial Torquato Neto. Também serão inauguradas as reformas e ampliações da Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel, na Santa Bárbara; do CMEI Sagrado Coração de Jesus, zona rural; e a quadra poliesportiva da Escola Municipal Angelim, zona Sul.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: