Municípios

ENGASGO

Sargento da PM salva bebê engasgado com cuscuz no Sul do Piauí

A criança foi socorrida imediatamente no GPM de São Gonçalo do Gurguéia

Da Redação

Segunda - 11/03/2024 às 11:49



Foto: Sargento e pais do bebê socorrido
Sargento e pais do bebê socorrido

O sargento Ribeiro, lotado no Grupamento da Polícia Militar (GPM) de São Gonçalo do Gurguéia, no Sul do Piauí,  salvou um bebê de um ano que estava engasgado com cuscuz. A mãe da criança o levou até ao o GPM  e gritou por socorro no sábado (09). 

O bebê de iniciais A.S.S estava com a respiração fragilizada.  De imediato, após ouvir o pedido da mãe desesperada, o sargento pegou a criança nos braços e aplicou a técnica conhecida como Heimlich (técnica aplicada em casos de asfixia). Em questão de poucos minutos, a técnica surtiu efeito e a criança  voltou a respirar normalmente.

“No momento eu estava no gabinete, por volta das 8h30 da manhã, quando ouvi os gritos da mãe pedindo socorro com a criança engasgada nos braços. Diante disso, fui até outra sala daqui do GPM, peguei a criança pelos braços, fiz o procedimento de primeiros socorros, na terceira tentativa do procedimento, percebi que caiu alguma coisa no chão. Quando olhei era um pedaço de cuscuz. Fiz então o restante da limpeza na boca da criança. E notei que as vias aéreas tinham sido desobstruídas. Percebi que naquele momento a criança estava se recuperando”, relata o sargento.

O Tenente-coronel Carlos, Comandante do 7º BPM, enalteceu a conduta e a atitude do policial militar. O Comandante da área destacou a importância de treinamento para atender casos que exijam técnicas de primeiros socorros.  Pois foi por meio dessa técnica que a vida do bebê foi salva.

“Foi uma excelente conduta, pois o militar teve a sensibilidade de perceber que algo estava errado e mostrou-se preparado para agir com rapidez, técnica e eficiência. Parabéns ao Sargento Ribeiro por salvar a vida do pequeno Artur e trazer alívio para a família”, elogiou o comandante.

O Sargento ficou bastante satisfeito em ter ajudado a salvar a vida da criança. 

“A criança está bem, já visitei ela, tendo em vista que a residência em que mãe e filho moram fica a apenas 40 metros daqui do GPM. A família ficou bastante satisfeita com a nossa contribuição. Eu fiquei muito contente em ter participado desse momento”, completou.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: