Cidade

Queda de árvores na rede elétrica provoca prejuízos ao fornecimento de energia

Em 2022, a Equatorial Piauí já registrou 11 mil casos de árvores na rede elétrica

Da redação

Quarta - 27/04/2022 às 17:50



Foto: Divulgação Serviços
Serviços

Cultivar árvores é um hábito que muitas pessoas possuem, mas para que o hobby não se transforme em riscos é necessário ficar atento ao crescimento da vegetação para que não toque ou caia sobre a rede elétrica. Essa situação pode ocasionar uma série de transtornos, como interrupções no fornecimento de energia ou mesmo colocar em risco a integridade física da população. 

No primeiro trimestre de 2022, a Equatorial Piauí realizou aproximadamente 11 mil podas, sendo 6 mil somente nas cidades de Teresina, Campo Maior e São Pedro.  “A poda de árvores é uma ação preventiva, porém a sua execução deve ser feita pela prefeitura de cada cidade quando em locais públicos ou pelo proprietário do imóvel quando o terreno for particular”, afirma Eduardo Abreu, Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí. 

Equatorial Piauí promove ação de negociação com condições especiais em Porto do Piauí

Mais de 100 toneladas de resíduos são recolhidas em programa de reciclagem da Equatorial

Programas de eficiência energética da Equatorial Piauí são reconhecidos em prêmio estadual

O aposentado Francisco Borges Leal, morador da zona norte de Teresina, fala dos cuidados que possui com a vegetação na sua residência. “Sempre tenho a cautela de realizar a poda para manter as árvores longe da fiação elétrica, assim evitando possíveis transtornos e riscos de acidentes”, relatou.

Caso a vegetação esteja tocando a rede elétrica, é importante que o cliente entre em contato com a Equatorial Piauí por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 086 0800 e solicite a poda da árvore, informando o código único da residência mais próxima da árvore a ser podada. Assim, o serviço será realizado por profissionais capacitados com o objetivo de evitar transtornos ou riscos aos consumidores do local. “Vale destacar que distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventivo para evitar acidentes com a população e danos elétricos, mas que a partir dessa intervenção, a manutenção da vegetação longe da rede elétrica deve ser feita por um dos entes”, disse Eduardo Abreu.     

“Em 2022 já foram investidos aproximadamente R$ 3,5 milhões no serviço de poda. Com a participação de todos no cuidado das árvores, esses recursos que hoje são alocados para a execução da poda poderiam ser investidos em ações de melhorias no sistema elétrico, disponibilizando um fornecimento de energia de mais qualidade, contínuo e seguro para os cerca de 1,4 milhão de consumidores piauienses”, concluiu o Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí da regional Piauí, Eduardo Abreu.     

 

Fonte: Ascom Equatorial

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: