Cidade

PMT volta atrás e suspende funcionamento das lojas de construção, peças e petshops

Nova determinação começa a valer a partir desta sexta-feira (03) em Teresina

Valciãn Calixto

Quinta - 02/04/2020 às 13:47



Foto: Piauihoje.com Firmino Filho durante coletiva de imprensa no Palácio de Karnak
Firmino Filho durante coletiva de imprensa no Palácio de Karnak

Em razão da necessidade e importância de garantir, cada vez mais, o isolamento e distanciamento social em razão da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Teresina, resolveu suspender e determinar o fechamento de lojas de material de construção, lojas de peças para veículos e pet shops. Esta determinação via decreto passará a valer a partir desta sexta-feira (03).

Segundo a jornalista e assessora de Comunicação da PMT, Mayara Martins, as lojas dos seguimentos citados acima voltaram a funcionar após flexibilização do último decreto municipal, publicado no último 29 de março, porém, devido o aumento de aglomerações, um dos principais fatores para a transmissão comunitária do Coronavírus, o prefeito Firmino Filho voltou atrás na decisão nesta quinta-feira (02).

"Foram autorizadas a funcionar no último decreto do dia 29, o problema é que houve movimentação muito intensa por conta da abertura desses empreendimentos e o prefeito decidiu suspender pois a ideia é evitar aglomerações e esses estabelecimentos estavam autorizados a funcionar para atender construções na rede de saúde, alguma obra emergencial por conta das chuvas, mas diante a aglomeração foi suspenso [o funcionamento]", explicou em áudio enviado ao Piauihoje.com a assessoria.

Em seu perfil no Twitter, o prefeito Firmino Filho fez novo apelo para que a população permaneça em isolamento e anunciou o novo decreto que será publicado ainda hoje.

CONFIRA A SEGUIR A SEQUÊNCIA DE TUÍTES DO PREFEITO FIRMINO FILHO

Devido a nossa grande relação com o estado do Ceará, e o fato de Fortaleza já ser um dos epicentros da pandemia no país, estamos extremamente preocupados com Teresina nas próximas semanas.

Naquele estado, já são quase 500 casos de Covid-19 confirmados.

Grande parte dos nossos casos, inclusive os de óbito pela doença, tem alguma relação com o Ceará. Então o momento é de alerta geral.
Fique em casa, agora mais que nunca!

Devido ao aumento de fluxo nos últimos dias na cidade e o perigo para o atual momento, vou publicar novo decreto restringindo ainda mais o comércio, mesmo em atividades que são importantes para a cadeia de serviços essenciais.

Então, a partir de amanhã lojas de material de construção e de peças automotivas deverão ser totalmente fechadas. Os petshops deverão fechar parcialmente. Continuarão abertos apenas para atendimento clínico dos animais.

OUÇA O ÁUDIO A SEGUIR:

WhatsApp Audio 2020-04-02 at 13.54.20 (online-audio-converter.com) (1).mp3

BOLETIM DO COVID 19 EM TERESINA

A Prefeitura de Teresina divulgou boletim por volta do meio dia desta quinta-feira que aponta ter sido notificada para 424 casos de Coronavírus na capital, dos quais atualmente 202 são investigados como suspeitos, 205 foram descartados, 17 testaram positivo para a doença, havendo duas mortes pelo novo vírus na cidade.

Confira a seguir dicas de prevenção contra a COVID 19

O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- evitar contato próximo com pessoas doentes;
- ficar em casa quando estiver doente;
- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

O uso de álcool gel para prevenção ao coronavírus é eficaz?
Sim. De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool gel é “eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico para a pele”. O grau alcólico recomendado para o efeito é de pelo menos 70%.

Matérias relacionadas

"É muito triste ver que muita gente espera a catástrofe acontecer", desabafa prefeito

Comerciantes desafiam as autoridades, abrem lojas e colocam a população em risco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: