VANS

Motoristas e cobradores de alternativos entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores suspenderam o transporte após receberem ofício da Strans ontem, que proíbe o uso de todos de usar máquina de passar o cartão


Transporte alternativo

Transporte alternativo Foto: Divulgação

Os motoristas e cobradores do transporte alternativo em Teresina estão, nesse momento, na frente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) onde realizam protesto contra a decisão do órgão queproíbe o uso de todos os ControlCIT (máquina de passar o cartão vale transporte e estudantil dos passageiros) utilizados pelos permissionários dos transportes alternativos da capital, ou seja, a máquina de cartão magnético não poderá mais ser usada nos veículos.

Os trabalhadores suspenderam o transporte após receberem ofício da Strans nessa quarta-feira, 20, comunicando a decisão. “A greve agora é por tempo indeterminado, até que haja um acordo. Um total de 150 trabalhadores ficam parados e prejudicados com isso, motoristas e cobradores”, disse o presidente do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI), Trajano Paulo.

Cerca de 20 mil teresinenses usam esse transportediariamente. “Fomos na Strans, mas o secretário disse que tinha um compromisso com o prefeito e nos recebeu por apenas dois minutos. Não chegamos a acordo nenhum. Quis saber qual o motivo do bloqueio. Ficamos sem nenhuma resposta e estamos aguardando”, disse Paulo Trajano.

O presidente do sindicato afirma que recebeu uma portaria da Strans que questiona descumprimento de itinerário, número de viagens aos domingos, excesso de passageiros. “Mas não temos passageiros nem para pagar combustível, imagine para andar lotado. A parada da bilhetagem não vai parar esses atos errados, se a van não está cumprindo itinerário, então multe. Mas bloquear não é a decisão mais certa. Se o passageiro não tem dinheiro, ele não vai poder pagar sem a máquina eletrônica”, disse Paulo Trajano.

As 40 vans que atendem as quatro regiões de Teresina estão paradas. A decisão surpreendeu o SINTRAPI. “Nós fomos pegos de surpresa com esse ofício dizendo que todos o Control CIT estão bloqueados a partir de meia-noite de hoje. Fica inviável operar desta forma. Hoje dificilmente as pessoas andam com dinheiro, paga-se a viagem é com cartão e o que mais nos intriga é que foi uma decisão sem nenhum aviso, apenas mandaram bloquear e as vans não poderão usar mais”, disse Trajano Paulo, atual presidente do Sintrapi.

Atualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo. As linhas que passam pelos shoppings rodam das 5h às 23h enquanto as demais circulam das 5h às 19h.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: