Cidade

Instituto de Identificação corre risco de incêndio, alertam MP e TCE

Alerta foi feita por equipe de servidores do Ministério Público do Piauí e do Tribunal de Contas do Estado após inspeção nesta quinta-feira (05)

Valciãn Calixto

Quinta - 05/12/2019 às 15:09



Foto: Divulgação/MP-PI Prontuários do Instituto de Identificação
Prontuários do Instituto de Identificação

Uma equipe formada por representantes do Ministério Público do Piauí (MP-PI) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) denuncia risco de incêndio no prédio do Instituto de Identificação João de Deus Martins, pondo em risco vidas e o acervo documental do órgão. A denúncia contra o órgão responsável pela emissão  de identidade civil foi feita após vistoria realizada nesta quinta-feira (05).

“É necessário refazer toda a parte elétrica do prédio. O Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA) já apontaram os riscos de incêndio altíssimo do prédio, pondo em risco vidas e o acervo de documentos. Não podemos esperar acontecer algo para isso ser finalmente resolvido”, disse Fabrícia Barbosa, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade policial (GACEP) do MP.

Infiltrações

De acordo com o MP-PI, em reunião anterior à visita desta quinta-feira, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) se comprometeu a transferir os prontuários do Instituto de Identificação para um local seguro até o dia 10 de dezembro de 2019, o que ainda não ocorreu.

Fiação exposta no Instituto de Identificação

Ainda conforme o Ministério Público, representantes da SSP-PI ficaram responsáveis por apresentar plano de ação com medidas de curto, médio e longo prazos para resolver os problemas estruturais do prédio, visando a digitalização dos prontuários de registros civil e a alimentação do sistema IBIOSEG com dados biométricos.

Contudo, segundo o MP-PI, não houve reforma na parte estrutural nem elétrica.

23º DISTRITO POLICIAL


A vistoria realizada por equipes do MP e TCE apontaram o mesmo problema estrutural no 23º Distrito Policial, situado na Vila Irmã Dulce e que atende bairros como Vila Irmã Dulce, Esplanada, Angélica, Pedra Miúda, Portal da Alegria, além da zona rural na região Sul de Teresina.

"O problema de não haver a reforma é que, em breve, inicia o período de chuvas e há risco de infiltrações", alertou Fabrícia Barbosa. Também foram encontrados problemas no armazenamento dos bens apreendidos, de higiene, fios expostos, grades de segurança degradadas, viaturas em péssimos estado de conservação, quantidade insuficiente de computadores e impressoras e o lixo do Distrito, descartado de forma irregular.

Fonte: Com informações do MP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: