Cidade

Piauiense de 82 anos com insuficiência respiratória e hipertensão vence Covid

Mulher passou 16 dias internada no Hospital São Marcos, seis deles na UTI e recebeu alta médica ontem (03)

Valciãn Calixto

Quinta - 04/06/2020 às 13:48



Foto: Reprodução Dona Raimunda Alves, de sorriso no rosto, após se curar do novo coronavírus
Dona Raimunda Alves, de sorriso no rosto, após se curar do novo coronavírus

O Piauihoje.com tem publicado histórias de piauienses que venceram a luta contra o novo coronavírus e se curaram da doença, mostrando que há, sim, esperança nessa batalha. 

Nesta quinta-feira (04), a reportagem conversou com Neila Alves, filha de dona Raimunda Alves de Oliveira, de 82 anos, que passou 16 dias internada no Hospital São Marcos, em Teresina, e graças à sua alta médica desocupou um leito da unidade, abrindo vaga para outro paciente. O Hospital São Marcos atingiu 85% de taxa de ocupação dos leitos de UTI. Lá são 20 leitos e 17 estão ocupados.

"Foram 16 dias internada, 06 deles na UTI do hospital São Marcos. Dias difíceis, tive medo, fiquei angustiada, chorei, mas nunca perdi a esperança. E foi com sua coragem, força e muita fé em Deus, que minha mãezinha venceu o COVID. Quero dizer para vocês que não é fácil ficar isolado. É de extremo sofrimento, mas absolutamente fundamental. Eu tive que ser forte, tive que criar uma nova NEILA. Seguramente mais humilde e sabendo os limites da vida", foram estas as palavras usadas por Neila em seu perfil no Instagram para anunciar que a mãe estava curada.

A idosa, segundo Neila, possui comorbidades como hipertensão, além de ter insuficiência respiratória, o que preocupava bastante a família, já que com esse histórico, dona Raimunda é do grupo de risco para a doença. Ela foi diagnosticada com o Sars-CoV-2 no último 19 de maio e ficou 16 dias internada, destes seis na Unidade de Terapia Intensiva, período em que a filha e nenhum outro familiar pode ter contato com a mãe.

"Ela foi tratada com azitromicina e hidroxicloroquina, não chegou a ser entubada, mas usou sonda. Ela deu entrada na urgência e depois dos exames foi para a ala civil do Hospital São Marcos. Eu acompanhei todo o período que não estava na UTI, porque não pode ter visitas nesta área", explicou.

Vale ressaltar que ninguém da família se infectou com o novo vírus. Ou, pelo menos, se alguém contraiu, permaneceu assintomático e assim pode ter transmitido para dona Raimunda, pois ela anda com auxílio de cadeiras de rodas. Não mais saía de casa desde o início da pandemia.

"Ninguém da família além dela pegou a doença até o momento. Talvez eu tenha passado por cima dele [coronavírus] e não vi, mas reforço a importância do isolamento, tem gente ainda levando na brincadeira", comentou.

De toda essa fase, Neila tira um aprendizado e faz questão de compartilhar. "A lição que tiramos é que os idosos merecem a chance de ser tratados igual aos outros pacientes mais novos. Minha mãe é hipertensa, tem insuficiência respiratória e outros problemas que levaria para um óbito. Foi tratada e hoje tá em casa feliz e curada. Nunca perdi a esperança e a fé em Deus", finalizou.

Teresina

Dados da Prefeitura de Teresina mostram que a capital já registrou 107 mortes por Coronavírus e que atualmente  possui 2.650 casos confirmados da doença, sendo o município com mais número de infectados. 711 são o total de recuperados, estatística da qual dona Raimunda felizmente faz parte. 

Os bairros com mais casos da Covid-19 em Teresina são o Itararé (94), na zona Sudeste; Jóquei (77), na zona Leste e Mocambinho (74), na zona Norte.

Notícia relacionada

Seminarista vence Covid-19 e é recebido por amigos após duas internações em Teresina

Idosa de 91 anos vence Covid-19 e deixa hospital sob palmas de equipe médica

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: