Guarda Municipal de Teresina iniciará capacitação para melhorar amparo às mulheres

Esse é um indicativo de lei do Vereador Enzo Samuel (PC do B) e o início do treinamento está previsto para Março


Reunião de trabalho

Reunião de trabalho Foto: Setevidas Comunicação

Nesta quinta-feira (07/02), o vereador Enzo Samuel (PC do B), se reuniu com a Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Marcilane Gomes, e com o atual Gerente Executivo da Guarda Municipal de Teresina, Capitão Rafael Frota, dando início ao plano de implantação do projeto Patrulha Maria da Penha em Teresina.

O indicativo de lei é de autoria do vereador Enzo Samuel, que propõe a participação da Guarda Municipal como mais uma instituição de amparo às mulheres que passam por medidas protetivas. O vereador destaca que está cada vez mais perto de dar início a esse grande projeto:

"Hoje debatemos sobre o curso de capacitação que será ofertado para os integrantes da Guarda Municipal no enfrentamento da violência contra a mulher. Esse treinamento é um dos primeiros passos para a implantação da Patrulha Maria da Penha aqui em Teresina. Estou muito feliz e satisfeito com o caminhar deste projeto, essa luta é conjunta, escutando e debatendo com os movimentos sociais e os entes do poder público, para que possamos elaborar mais políticas públicas e lutar cada vez mais pela emancipação das mulheres."

O serviço tem o intuito de quebrar o ciclo da violência contra a mulher, protegendo a vítima e impedindo novas agressões. A patrulha prestará um atendimento especializado às vítimas de violência e vai atuar de modo a orientá-las sobre as medidas protetivas previstas em lei.

Segundo Marcilene Gomes, a Guarda Municipal irá iniciar no mês de março um curso de capacitação ofertado pela Secretaria da Mulher e pela Universidade de Oxford para que, até agosto, os serviços possam ser colocados em prática.

"Inicialmente quero parabenizar o vereador Enzo Samuel pela iniciativa e por ser o proponente desse forte projeto. Hoje fizemos um desenho do que seria essa patrulha alinhada com a Guarda Municipal de Teresina, que tem o papel de prevenção e de fomentar a segurança na capital. A Secretaria da Mulher, por ter na sua função esse foco da proteção e de prevenção da violência, óbvio que não é só o enfrentamento de violências que trabalhamos, mas a violência em si é um dos fenômenos que tem exigido muito da equipe técnica. Consideramos que será uma experiência positiva, e a nossa meta é de que até o mês de agosto a gente possa está lançando essa proposta", disse Marcilane

Vão ser realizadas reuniões apresentando todo um diagnóstico da violência na capital. Em março haverá uma apresentação da construção do projeto para o Prefeito Firmino Filho e até lá as reuniões técnicas continuarão.

Segundo o Gerente executivo da Guarda Municipal, eles estão à disposição do projeto.

"A Guarda Municipal está trabalhando já a questão da capacitação dos guardas para melhor atender as mulheres nessa situação e vamos apresentar a minuta para o prefeito sugerir e aprovar", finalizou Capitão Rafael Frota.

Fonte: Setevidas Comunicação

Próxima notícia

Dê sua opinião: