Cidade

Empossado Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Rio Longá

Cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, seguida de oficina para elaboração do regimento interno.

Da Redação

Quinta - 29/02/2024 às 19:00



Foto: Divulgação Membros do conselho e representantes do governo
Membros do conselho e representantes do governo

Foi realizada na manhã desta quinta-feira a cerimônia de posse do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Longá, que é um fórum de discussão e gestão das Unidades de Conservação. A entidade trata de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas ligadas aquela APA.

Depois da posse, todos participaram de uma oficina para elaboração do regimento interno do conselho. O documento será apreciado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) antes da aprovação.

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) é criada para permitir a preservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Nesses espaços, algumas atividades são permitidas desde que não representem uma ameaça para os recursos ambientais renováveis e processos ecológicos.

No ano passado, a Semarh realizou oficinas participativas para a formação do conselho gestor e elaboração dos planos de manejo de oito Unidades de Conservação (UC). A secretaria planeja para este ano de 2024 que todos os conselhos sejam formalizados.

O objetivo é intensificar a proteção das Unidades de Conservação existentes e ampliar as áreas protegidas sob responsabilidade do Estado. A Semarh destaca que os conselheiros desempenham um papel crucial ao auxiliar na gestão das UCs.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: