Municípios

SERVIÇOS

CTR Altos: Tem a missão de melhorar o planeta e estabelecer parcerias com a sociedade

Segundo a Associação das Empresas de Limpeza Urbana Pública (Abrelpe), é de que a destinação incorreta dos resíduos

Da redação

Sexta - 24/02/2023 às 21:38



Foto: Divulgação Serviços
Serviços

A CTR Altos (Central de Tratamento de Resíduos), inaugurada em Julho de 2022, no município altoense, localizada a 35km de Teresina, tendo um legado de deixar o planeta melhor para futuras gerações.

A Unidade é administrada pela Revita Engenharia que pertence ao Grupo Solví, podendo atender até 43 municípios com o tratamento adequado de seus resíduos juntamente com os resíduos de grandes geradores da região, o que torna um aterro regional e tem capacidade para 800 toneladas/dia.

“Uma central de tratamento de resíduos é projetada para reduzir os danos do lixo a natureza, sua base é impermeabilizada com compactação de solo e camadas de geotêxtil e geomembranas de PEAD afim de evitar que o chorume produzido infiltre no solo e poluía o lençol freático, também é feito a captação e queima controlada do biogás através de sistema drenagem. O biogás produzido através dos resíduos causa o efeito estufa, numa CTR e feito a captação e queima controlada, também pode ser gerado energia limpa”, explica Antoniel Morais, engenheiro civil da Revita.

Segundo a Associação das Empresas de Limpeza Urbana Pública (Abrelpe), é de que a destinação incorreta dos resíduos, quando eles acabam em lixões, e não nos aterros sanitários, prejudica diretamente, a saúde de 77,65 milhões de brasileiros, e gera um custo de aproximadamente US$ 1 bilhão por ano para o sistema de saúde e meio ambiente.

“O chorume são provenientes dos resíduos tratado e pode ser utilizado como água de reuso, servindo para ser reutilizado em lavagem de veículos e irrigação. Sendo assim reforçamos que o chorume gerado na CTR Altos é coletado e tratado em ETEs – Estação de Tratamento de Efluentes”, complementa o engenheiro.

“Através do nosso trabalho poderemos encerrar o funcionamento de 43 lixões. Tudo isso é previsto no Marco Legal que visa atender os municípios e obedecer integralmente as legislações vigentes, bem como a disposição ambientalmente correta”, destaca.

Projeto Portas Abertas
O Centro de Educação da Central de Tratamento da Revita em Altos faz parte do Projeto Portas Abertas, que recebe alunos e a comunidade em geral para visita tanto de instituições públicas quanto privadas, podendo serem agendadas através do telefone (86) 99920-0004 e ainda é disponibilizado os endereços eletrônicos asmorais@revita.com.br e aloctraltos@revita.combr para o recebimento dos Ofícios de solicitação.

Programa de Parceria Cidadã com a Sociedade
O Programa de Parceria Cidadã com a Sociedade (PPCS), tem o objetivo de permitir que a sociedade conheça as riquezas geradas pela Central de Tratamento. No momento recebem o apoio a Floresta dos Palmares e o Grupo Aliança de Capoeira.

Todo o tratamento é feito com o compromisso de proteger o meio ambiente, atendendo as necessidades básicas da sociedade e fazer o descarte correto do lixo.

“Realizamos tudo em sintonia com as comunidades circunvizinhas da Central, sem esquecer de oferecer segurança, qualidade nos serviços prestados, integridade, trabalho em equipe, inovação, responsabilidade socioambiental e parcerias. Buscando também as melhores práticas de mercado e ofertando soluções essenciais para vida”, finaliza Antoniel Morais.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: