A chegada do B-R-O Bró, período mais quente do ano, entre setembro e dezembro, gera preocupação às autoridades ambientais, por conta do alto número de incêndios registrados nesta época, especialmente no cerrado piauiense.
Por isso, o Corpo de Bombeiros, em parceria com A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI), promove uma formação de novos brigadistas florestais durante esta semana, nas cidades de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí.
O trabalho realiza cursos de formação continuada, com foco no fortalecimento da prevenção, controle e diminuição dos incêndios, com aplicação dos métodos de linha de defesa até a extinção do fogo.
A escolha dos novos brigadistas ocorre por meio de processo seletivo.
“Os municípios ao longo dos anos, vão perdendo membros de suas brigadas, o que enfraquece e, muitas vezes, fica inviável a atuação. O município abre um processo seletivo, dentro dos trâmites, com grande publicidade e solicitação de apresentação de laudos médicos. Posteriormente, são aplicados o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) às brigadas contratadas pelos municípios, através do processo seletivo para atuarem no combate aos incêndios florestais”, destaca o diretor de fiscalização da Semarh, Major Denio Marinho.
Fonte: CCOM/PI