COVID-19

Após quase 50 dias de internação, idosa de 91 anos vence a Covid-19

Familiares e toda a equipe de profissionais comemoraram a alta de mais uma paciente. O Hospital já totaliza 380 pacientes curados


Alta de paciente

Alta de paciente Foto: Divulgação

Após quase 50 dias de internação, idosa de 91 anos vence a Covid-19

Familiares e toda a equipe de profissionais comemoraram a alta de mais uma paciente. O Hospital já totaliza 380 pacientes curados

Com o crescimento dos casos de Covid-19 em todo o mundo, a recomendação dos órgãos de saúde tem sido que a população continue em isolamento social para diminuir os riscos de contaminação com o novo coronavírus. Diante do alarmante número de pessoas infectadas, é importante ter esperança de dias melhores e contar a história de pacientes que, por meio do acompanhamento adequado dos especialistas do Hospital Prontomed Adulto, centro de saúde referência para Covid-19 do Grupo Med Imagem e no Piauí, superaram a doença. Como é o caso da dona Maria Alves da Silva, de 91 anos, que hoje está curada e de volta ao seio familiar.

Ao receber alta médica na última terça (30), a paciente foi recepcionada por enfermeiros, médicos e demais profissionais que, bastante emocionados, a saudaram com uma salva de palmas. Dona Maria Alves passou 49 dias internada chegando a ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta de um agravamento no seu quadro clínico. No momento de sua saída, após longos dias no hospital, ela expressou seu sentimento por sua recuperação: "Muito obrigada a todos pelo carinho", disse.

Luzimar Alves é filha da paciente e relata a gratidão pelos cuidados que a mãe recebeu dos profissionais. "Só temos que agradecer primeiramente a Deus e a equipe do hospital. O tratamento com os remédios foram fundamentais, mas o amor dos profissionais foi essencial para que minha mãe fosse muito bem cuidada e saísse vencedora. Muito obrigado aos profissionais e que Deus proteja a todos dessa pandemia. Só tenho a agradecer", disse.

O Hospital, que é referência em todo o Estado no tratamento de pacientes com a Covid-19, já curou 380 pacientes que lá estiveram internados com o coronavirus. O Prontomed conta com estrutura adequada, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com potencial de ampliação, e profissionais de saúde especializados para o recebimento dos pacientes com tranquilidade e segurança. Além disso, a equipe de saúde vem desenvolvendo suas atividades com a segurança da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para a proteção dos pacientes e de todos os profissionais que estão na linha de frente no controle e tratamento da doença.

O clínico geral Guilherme Holanda foi o médico responsável por acompanhar a paciente e relata o quadro clínico da senhora durante o período de internação. "A paciente apresentava acometimento pulmonar importante e necessitou ser entubada e submetida a ventilação mecânica e, após um período ser traqueostomizada. Após alguns dias, a mesma foi transferida para o apartamento ainda com necessidade de suporte de oxigênio. Aos poucos, com o apoio da fisioterapia e de toda uma equipe multidisciplinar, fomos conseguindo tirar o suporte de auxílio a ventilação, o suporte de oxigênio suplementar até que a paciente fosse conseguindo respirar por conta própria. Depois conseguimos tirar a traqueotomia e, após alguns dias, ela conseguiu ter alta médica respirando normalmente", frisou o médico.

Apesar de ser do grupo de risco da Covid-19, dona Maria Alves conseguiu superar todos os obstáculos com a ajuda dos profissionais e sair vencedora da batalha contra o coranavírus. "A paciente saiu do hospital lúcida, conversando, falando e entendendo tudo. Graças a Deus ela foi um caso de vitória", disse Dr. Guilherme Holanda.

Medidas de higiene devem ser reforçadas

Hábitos de higiene já comuns à nossa realidade estão sendo reforçados desde o início da pandemia como a melhor ferramenta para coibir a disseminação do novo coranavírus (Covid-19). O cenário é de alerta e necessita ainda de mais atenção por parte das pessoas que devem redobrar todos os cuidados, conforme orienta o clínico geral.

"As pessoas devem adotar todos os cuidados necessários para evitar contrair a doença. Utilizar equipamentos de proteção individual, sair de casa somente se necessário e realizar os procedimentos corretos de higienização, são alguns cuidados que devem ser adotados. E caso apresente alguns sintomas é recomendado procurar de forma imediata ajuda médica", finaliza Dr. Guilherme.

Fonte: Iconenoticia

Próxima notícia

Dê sua opinião: