Brasil

FIM DO SONHO AMERICANO

Traficante é preso ao desembarcar no Brasil em vôo com dezenas de deportados dos EUA

Prisões e deportações de pessoas que vivem clandestinas ou foragidas da Justiça do Brasil devem aumentar nos EUA no novo Governo Trump

Por Luiz Brandão

Segunda - 09/12/2024 às 12:05



Foto: Reprodução Brasileiros deportados relatam humilhação nos EUA
Brasileiros deportados relatam humilhação nos EUA

A política dos Estados Unidos da América (EUA) para imigrantes não é favorável para fugitivos da Justiça e para aqueles que vivem o "complexo de vira-latas", idealizando o país como um "paraíso" e vivendo clandestinamente o "sonho americano". Lá, as deportações em massa continuam ocorrendo e tendem a aumentar nos próximos anos, conforme prometido durante a campanha e tem declarado o presidente eleito Donald Trump.

As deportações atingem em cheio dezenas de brasileiros que foram em busca de trabalho e vivem de forma clandestina nos EUA. Elas também miram aqueles que fugiram para lá para escapar da Justiça e da polícia brasileiras. É o caso de traficantes e outros criminosos que se consideram inalcançáveis pela lei.

Entre os clandestinos que podem ser deportados dos Estados Unidos estão também criminosos políticos que planejaram um golpe de Estado no Brasil entre 2020 e 2023, cujo auge da conspiração golpista se deu no dia 8 de janeiro de 2023, com a invasão das sedes dos três poderes em Brasília.

Na lista dos que podem ser deportados estão pessoas como o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, considerado foragido. Ele e outros do mesmo grupo político têm prisões decretadas pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado do país.

Prisão e deportação 

Na sexta-feira passada (06/12), a Polícia Federal prendeu um brasileiro foragido assim que ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins/MG, em um voo de deportados provenientes dos Estados Unidos da América. A PF não revelou o nome do preso.

O preso é acusado de formação de quadrilha e tráfico de drogas. Ele teve o alerta de "Difusão Vermelha da Interpol" publicado em 28 de maio de 2024, em razão de um mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres/MT, por traficar drogas e associar-se a outras pessoas para o tráfico de entorpecentes.

O deportado foi detido ainda em solo estadunidense pela ERO/ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement), autoridade de imigração dos EUA, e preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira ao desembarcar em território brasileiro. Ele passou por exame de corpo de delito, foi levado para o sistema penitenciário e está à disposição da Justiça.

Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<