Brasil

Trabalho da Embrapa Meio-Norte atrai norte-americanos. Confira

embrapa trabalho reconhece

Terça - 09/07/2013 às 10:07



Pesquisadores, professores e estudantes norte-americanos são os maiores usuários de informações tecnológicas e científicas produzidas pela Embrapa Meio-Norte. De primeiro de janeiro deste ano até o dia 05 deste mês, já foram registradas mais de 44 mil consultas e downloads – cópias – de dados no sistema Informação Tecnológica em Agricultura – Infoteca-e, e mais 28 mil no sistema Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa – Alice.

Os profissionais brasileiros estão em segundo lugar no ranking dessas consultas e cópias, através da internet. As informações registradas nesses repositórios institucionais são acessadas também por profissionais e estudantes de países como Portugal, China, França, Índia, Canadá, Rússia, Ucrânia, Japão e Paraguai. Nos dois sistemas, em 2012, foram mais de 112 mil consultas e cópias registradas.

No sistema Infoteca-e, das 42 unidades da instituição espalhadas pelo País, a Embrapa Meio-Norte está entre as 12 primeiras em número de registro de consultas e cópias. Já no sistema Alice, a Unidade também tem fôlego. Está entre as 20 primeiras do ranking. “Pelo ritmo que estão as consultas até agora, acreditamos que os números vão superar 2012”, prevê a bibliotecária Orlane Maia, responsável pelos sistemas de informação.

AS COLEÇÕES

Em cada um dos sistemas, a Embrapa Meio-Norte tem uma boa coleção de documentos. No Infoteca-e são 738 registros entre artigos de divulgação na mídia, boletim de pesquisa e desenvolvimento, circular e comunicado técnico, sistemas de produção, livros técnicos, além da série documentos, cartilhas, folhetos e folderes.

Os números do Alice não ficam distantes. São 633 registros de artigos em anais de congresso e em periódico indexado, capítulo em livro técnico-científico, livros científicos, resumo em anais de congresso, teses e dissertações.

A grande biblioteca virtual da Embrapa, construída a partir desses sistemas de informação, foi criada e lançada em abril de 2011. O trabalho foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, que tem sede em Campinas, São Paulo. Hoje, os registros nos repositórios das 42 unidades chegam a 66 mil. As consultas e cópias registradas até agora já passam de 3 milhões.

Fonte: embrapa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: