Brasil

FERIADO

Prefeito transfere feriado do Dia da Consciência Negra e diz que não há racismo na cidade

Prefeito de cidade no Rio Grande do Sul disse que "discutir a cor" pode levar a discriminação

Da Redação

Quarta - 20/11/2024 às 08:24



Foto: Reprodução Prefeito de Dilermando de Aguiar (RS), Claiton Ilha (MDB)
Prefeito de Dilermando de Aguiar (RS), Claiton Ilha (MDB)

O prefeito de Dilermando de Aguiar (RS), Claiton Ilha (MDB), oficializou a transferência do feriado do Dia da Consciência Negra, tradicionalmente comemorado em 20 de novembro, para o dia 23 de dezembro. Ao justificar a medida, o prefeito afirmou nesta terça-feira (19) que não vê "racismo em Dilermando de Aguiar".

"Não vejo mesmo, tanto que não temos, assim, nenhum crime racial aqui em Dilermando de Aguiar. Mas nós temos muito pobres, e é para os pobres que a gente deve trabalhar, independentemente da cor", disse Claiton Ilha em entrevista à RBS TV.

"A relevância de discutir não a cor… porque se nós começarmos a discutir a cor, nós vamos estar discriminando também. Nós temos que dar condições a todos. Nós precisamos ainda trabalhar muito as condições para que o negro possa, ele também, querer crescer, querer ascender a outros postos, a estudar, porque o conhecimento é que traz a libertação", prosseguiu o prefeito.

A data de 20 de novembro marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Em novembro do ano passado, o Congresso aprovou uma lei que transformou o dia em feriado nacional, que depois foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes, a data não fazia parte do calendário e nem era ponto facultativo.


Fonte: Diário do Centro do Mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: