Brasil

Piauí adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O estado é o 8º do Nordeste a integrar a política pública

Da redação

Quinta - 09/12/2021 às 20:29



Foto: Agência Brasil Igualdade Racial
Igualdade Racial

O estado do Piauí já faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Com 86% dos seus quase 2 milhões de habitantes autodeclarados negros, o estado é o 24º a integrar a ferramenta coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH). A adesão está do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (8).

O Sistema tem o objetivo de organizar e articular a implementação de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil. O Piauí agora tem prioridade nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, é oferecida a possibilidade de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR.

Para o titular da SNPIR, Paulo Roberto, a entrada do Piauí significa prosperar no desenvolvimento das políticas públicas de igualdade racial. “Seguimos avançando e integrando o país às políticas voltadas a igualdade racial. Na última sexta-feira tivemos a adesão do Amazonas e agora do Piauí, isso mostra o interesse dos gestores nessa temática”, reforçou o secretário.

No Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Piauí tem registrados 26,2 mil pescadores artesanais, 17,6 mil quilombolas, 1,8 mil comunidades de terreiro, 679 extrativistas, 601 ciganos e 556 indígenas.

Balanço

O Sinapir conta agora com 24 estados, o Distrito Federal, e mais 141 municípios. Os estados e municípios que integram o Sinapir podem ter ainda os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

Sobre o Sinapir

O Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal.

Saiba mais

Campanha de fortalecimento

Em 2021, o MMFDH lançou uma campanha nacional para o fortalecimento do sistema. Como parte da ação, foi publicada, no dia 18 de junho, portaria que flexibilizou as regras de adesão. Com o ato, o prazo de conclusão do processo passou a ser de 60 dias, no máximo, a contar da publicação da adesão ao Sinapir no Diário Oficial da União.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/MMFDH

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: