O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou ao Brasil neste domingo (17) para uma visita histórica à Floresta Amazônica. Ele desembarcou em Manaus, onde, em um discurso focado nas mudanças climáticas e na proteção da floresta, anunciou um investimento de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia.
No entanto, esse valor representa apenas uma fração do compromisso feito por Biden ao governo brasileiro em 2023, quando o presidente dos EUA prometeu destinar US$ 500 milhões à iniciativa. Além disso, o valor anunciado pode enfrentar obstáculos para ser efetivamente investido, já que Biden deixará a presidência no início do próximo ano, dando lugar a Donald Trump, que tem um histórico de declarações contrárias à ciência climática.
Em seu pronunciamento, Biden destacou que a luta contra as mudanças climáticas tem sido uma das causas centrais de sua presidência. "Não é preciso escolher entre economia e meio ambiente. Podemos fazer as duas coisas", afirmou, ressaltando ainda que deixa um "legado forte" para o próximo governo.
Biden desembarcou em Manaus na tarde deste domingo (17) e, logo em seguida, embarcou em um helicóptero para sobrevoar a Floresta Amazônia. Após o passeio, o presidente foi ao Museu da Amazônia (MUSA) para fazer seu discurso.
Confira abaixo o momento em que Biden desembarca no Brasil:
Biden vira meme na floresta
Após seu discurso, que aconteceu no Museu da Amazônia (MUSA), Biden se despediu dos entrevistadores e começou a caminhar para dentro da floresta. A cena repercutiu nas redes sociais e logo virou meme. Veja abaixo:
Fonte: Revista Fórum