Brasil

RIO GRANDE DO SUL

Ministro diz que não terá limite de orçamento para vítimas das enchentes no RS

Ajuda federal ilimitada prometida ao Rio Grande do Sul em meio à tragédia

Da Redação

Sábado - 04/05/2024 às 08:13



Foto: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anunciou em entrevista à TV Brasil que o governo federal estabelecerá um escritório permanente em Porto Alegre. Este escritório será responsável por coordenar as operações de socorro ao Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior tragédia de sua história devido a fortes chuvas.

Pimenta, juntamente com Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, visitará a capital gaúcha neste sábado (4). O escritório permanecerá em operação até que todas as pessoas afetadas sejam resgatadas. Atualmente, centenas de famílias estão isoladas em várias áreas do estado devido ao alto nível dos rios e ao mau tempo, com 68 pessoas desaparecidas. Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas.

O governo federal já disponibilizou recursos significativos para as operações de resgate, incluindo embarcações, caminhões e retroescavadeiras para desobstruir as vias. Antenas serão enviadas para restabelecer a comunicação e a internet. Além disso, o Ministério da Justiça autorizou o envio de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no estado.

Pimenta assegurou que não haverá limites orçamentários para o apoio necessário à reconstrução. “Vamos construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade de saúde. Vamos devolver a dignidade e as condições de trabalho e de segurança para nosso povo”, afirmou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: