Brasil

SOLTURA

Justiça manda soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

Com a soltura, Daniel Vorcaro e quatro investigados deverão cumprir uma série de condições:

Da Redação

Sábado - 29/11/2025 às 09:02



Foto: Reprodução Daniel Vorcaro, dono do Banco Master foi preso no dia 18 de novembro, pela Polícia Federak
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master foi preso no dia 18 de novembro, pela Polícia Federak

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou na noite dessa sexta-feira (28) a soltura de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de mais quatro diretores da instituição. Vorcaro foi preso pela Polícia Federal no dia 18 de novembro, quando tentava embarcar em um jatinho particular para o exterior. A prisão aconteceu em razão da Operação Compliance Zero.

A desembargadora responsável, Solange Salgado da Silva, decidiu por não manter a prisão preventiva dele por entender que não há mais “periculum libertatis”, ou seja,  risco de fuga ou ameaça à ordem pública. Segundo a magistrada, as medidas cautelares previstas em lei seriam suficientes para garantir a investigação, resguardar o meio social e evitar reiteração de crimes.

Daniel Vorcaro e os sócios Augusto Ferreira Lima, Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva deverão usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de exercer atividades no setor financeiro, de ter contato com outros investigados e de sair do país.

A investigação acusa o Banco Master de envolvimento em um esquema de fraudes financeiras, com concessão de créditos falsos. De acordo com as investigações, o banco vendia títulos de crédito falsos, prometendo rendimentos até 40% acima da taxa básica do mercado em CBDs. Contudo, esses valores não eram cumpridos na prática.

A Polícia Federal estima que o esquema tenha movimentado R$ 12 bilhões. O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master e a indisponibilidade dos bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição no mesmo dia da operação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: