Brasil

HOMENAGEM

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão premiadas pelo Senado

As duas atrizes, mãe e filha, são as únicas brasileiras já indicadas Oscar de melhor atriz

Da Redação

Quinta - 06/03/2025 às 18:33



Foto: Reprodução/NYTimes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão premiadas com o Diploma Bertha Lutz
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão premiadas com o Diploma Bertha Lutz

As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão premiadas pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz, concedido anualmente a personalidades que se destacam na defesa de direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil. A cerimônia de entrega da premiação está marcada para o dia 26 de março, às 10 horas.

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro como atriz de drama e foi uma das concorrentes ao Oscar pela sua atuação no filme brasileiro Ainda Estou Aqui (2024), premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Fernanda Montenegro, sua mãe, também atuou no filme.

A indicação de Fernanda Torres para a homenagem foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD- MA). Ao indicar a atriz para receber o prêmio, a senadora afirmou que o diploma seria um reconhecimento à "relevante contribuição" prestada pela atriz ao longo da sua carreira.

"A indicada possui trajetória destacada na promoção da equidade e na defesa das pautas femininas, senda referência em sua área de atuação", argumentou Eliziane.

Já a indicação de Fernanda Montenegro ao diploma foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Em 1999, ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz por seu papel em Central do Brasil. As duas atrizes, mãe e filha, são as únicas brasileiras já indicadas Oscar de melhor atriz.

Outras 17 mulheres também serão homenageadas com o Diploma, confira a lista:

  • Ani Heinrich Sanders - Produtora rural do Estado do Piauí, indicada pela Senadora Jussara Lima (PSD-PI)
  • Antonieta de Barros (in memoriam) - Primeira mulher negra a ser eleita deputada no Brasil, pelo estado de Santa Catarina. Foi indicada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC)
  • Bruna dos Santos Costa Rodrigues - Juíza no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, indicada pela Senadora Augusta Brito (PT-CE)
  • Conceição Evaristo - Escritora e membro da Academia Mineira de Letras, indicada pela Senadora Teresa Leitão (PT-PE)
  • Cristiane Rodrigues Britto - Advogada e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Foi indicada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF)
  • Elaine Borges Monteiro Cassiano - Reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), indicada pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS)
  • Elisa de Carvalho - Pediatra, professora universitária e membro da Academia de Medicina de Brasília, indicada pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL)
  • Janete Vaz de Oliveira - Empreendedora e cofundadora do Grupo Sabin, indicada pela Senadora Leila Barros (PDT-DF)
  • Jaqueline Gomes de Jesus - Escritora, professora e primeira gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB). Foi indicada pela Senadora Zenaide Maia (PSD-RN)
  • Joana Marisa de Barros -  Médica mastologista e imaginologista mamária no Estado da Paraíba, indicada pela Senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB)
  • Lúcia Willadino Braga - Neurocientista e presidente da Rede Sarah, indicada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre
  • Maria Terezinha Nunes - Coordenadora da Rede Equidade e ex-cordenadora do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça do Senado. Foi indicada pela Bancada Feminina
  • Marisa Serrano - Ex-senadora, indicada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS)
  • Patrícia de Amorim Rêgo - Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, indicada pelo Senador Sérgio Petecão (PSD-AC)
  • Tunísia Viana de Carvalho - Ativista de direitos maternos e infantojuvenis, indicada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP)
  • Virgínia Mendes - Filantropa e primeira-dama de Mato Grosso, indicada pela Senadora Margareth Buzetti (PSD-MT)
  • Viviane Senna - Filantropa e presidente do Instituto Ayrton Senna, indicada pela Senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO)

Fonte: Agência Senado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<