Brasil

BRASILEIROS REPATRIADOS

Terceiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano chega nesta quinta

Até agora 672 brasileiros que viviam no Líbano foram repatriados

Da Redação

Quinta - 10/10/2024 às 12:06



Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Operação “Raizes do Cedro” em Guarulhos
Operação “Raizes do Cedro” em Guarulhos

O terceiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB), parte da Operação Raízes do Cedro, desembarcou na manhã desta quinta-feira (10) na Base Aérea de Guarulhos, trazendo mais de 217 passageiros e cinco animais de estimação do Líbano. Desde o início da intensificação do conflito no país, resultante dos ataques israelenses ao grupo Hezbollah, 672 brasileiros e seus parentes foram repatriados.

A FAB estima que aproximadamente 3 mil dos 21 mil brasileiros atualmente no Líbano devem ser trazidos de volta ao Brasil. Para isso, a Força Aérea planeja realizar cerca de 500 repatriações semanais, com escalas em Lisboa, Portugal, tanto na ida quanto na volta, para reabastecimento.

A aeronave utilizada para estas operações é um KC-30, que tem capacidade para 230 passageiros. Neste último voo, um homem de 41 anos precisou permanecer em Lisboa devido a suspeita de trombose. Ele está recebendo tratamento e acompanhamento do consulado brasileiro na capital portuguesa.

Entre os passageiros dos três voos realizados até agora, cerca de 80 são estrangeiros, parentes de brasileiros. Também houve a participação de cidadãos de Uruguai, Argentina e Venezuela, conforme um acordo entre os governos do Brasil e do Líbano

A organização dos próximos voos está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, que mantém contato contínuo com a embaixada brasileira em Beirute e os cidadãos brasileiros e suas famílias.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: