Brasil

TRAGÉDIA

Ex-secretário de Turismo de Bariloche é baleado na cabeça no Morro dos Prazeres (RJ)

Polícia diz que tiros que atingiram argentino foram de pistola e, segundo as investigações, teriam sido efetuados por menores de idade

Da Redação

Sexta - 13/12/2024 às 09:25



Foto: Reprodução/SBT Ex-secretário de turismo de Bariloche é baleado na cabeça após errar caminho ao Cristo Redentor (RJ)
Ex-secretário de turismo de Bariloche é baleado na cabeça após errar caminho ao Cristo Redentor (RJ)

O ex-secretáride Turismo de Bariloche, Gastón Fernando Burlón, foi baleado na cabeça na tarde desta quinta-feira (12), após entrar por engano no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Burlón, que estava acompanhado da esposa e dois filhos, dirigia um Volkswagen Taos em direção ao Cristo Redentor quando o GPS o direcionou para a comunidade. Lá, o veículo foi abordado por criminosos, e, ao tentar acelerar, o ex-secretário foi atingido por disparos, sendo ferido no tórax e na cabeça.

Ele está internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio e permanece em estado gravíssimo. Devido à gravidade dos ferimentos, Burlón não passou por cirurgia até o momento, e um projétil de pistola está alojado em sua cabeça. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) investiga o caso e apura se os disparos foram feitos por dois adolescentes. O ex-secretário, que também é presidente da Associação Argentina de Viagens e Turismo de Bariloche, estava de férias no Rio com a família. Sua esposa, Nadia Loza, secretária de Turismo da província de Salta, e outros familiares já prestaram depoimento à polícia.

Caso

Testemunhas afirmaram que os criminosos, que seriam menores de idade, ordenaram que o veículo parasse, mas Burlón tentou escapar, resultando nos disparos. A Polícia Militar foi acionada para retirar o veículo, que havia batido no muro de uma casa, e uma perícia foi realizada no local. Projéteis de pistola foram recolhidos pela polícia. A imprensa argentina, como os jornais "La Nación" e "Clarín", repercutiu o incidente, destacando a trajetória de Burlón no setor turístico e sua visita ao Rio de Janeiro.

Este não é o primeiro caso de turistas baleados por engano ao entrarem no Morro dos Prazeres. Em 2017, a argentina Natália Capetti foi morta em circunstâncias semelhantes, após o carro em que ela viajava ser alvejado enquanto tentava chegar ao Cristo Redentor. Em 2016, dois turistas italianos também foram baleados ao entrarem na comunidade por engano.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: