Brasil

Projetos do NE entre soluções reconhecidas pela sustentabilidade ambiental

Eles foram escolhidos em seleção nacional realizada pelo GT Agenda 2030 e vão representar a região em exposição nacional em SP

Redação

Sexta - 02/08/2019 às 18:28



Foto: Alex Cunha Projeto
Projeto

Responsáveis por levar inúmeros benefícios para moradores e comunidades de vários estados do Nordeste, cinco projetos da região que promovem a sustentabilidade local foram escolhidos para compor a lista das 10 ideias inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que contribuem para a produção de importante impacto socioambiental positivo. A seleção é do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o GT Agenda 2030, que avaliou soluções após uma chamada pública que recebeu inscritos de todo o território nacional. A banca examinadora contou com a curadoria da REBRAPD - Rede Brasileira de População e Desenvolvimento, Casa Fluminense, ONG Gestos/PE, Plan International Brasil, Bemtevi - Investimento Social e Instituto C&A.

Foram eleitos o Sistema RAC/SAF, que funciona no semiárido de Pernambuco; o Arquitetas em Casa, da Ilha do Maranhão, na Região Metropolitana de São Luís (MA); o Circuitos de Comercialização Agroecológicas de  fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar da Bahia – com núcleos no Sul e Sudeste também; o Teia da Sustentabilidade, de Icapuí no Ceará e o Aqualuz, implantados e trazendo benefícios para famílias dos semiáridos alagoano, baiano, cearense e pernambucano.

Como prêmio, as inciativas serão levadas para uma exposição, na cidade de São Paulo, que faz parte do 1º Seminário de Soluções Inovadoras, marcado para o próximo dia 8 de agosto. A exposição servirá para apresentar e conectar os projetos selecionados a uma rede formada por investidores, fundações privadas, gestores/as públicos e, também, pessoas interessadas em fomentar soluções com alto potencial de melhoria das políticas públicas.

Promovido pelo GT Agenda 2030 e organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o 1º Seminário de Soluções Inovadorasvai acontecer no B_arco Centro Cultural, que fica na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, nº426, em Pinheiros, das 13h às 18h. A participação é gratuita e os interessados devem se cadastrar previamente através do site https://www.sympla.com.br/i-seminario-solucoes-inovadoras-do-gt-agenda-2030__576532.

"São as soluções inovadoras que nos permitem enxergar para além dos problemas e imaginar um novo futuro possível. Não é fácil ver o horizonte quando estamos nos afogando. Alterar o modelo de produção e desenvolvimento vigente para um modelo de desenvolvimento sustentável exige um esforço coletivo e coordenado entre os diferentes setores da nossa sociedade", afirma Carolina Mattar, coordenadora do IDS e uma das responsáveis pelo evento.

Entre os critérios que definiram os projetos escolhidos estavam a necessidade de a ideia inovadora contribuir para o alcance de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), poder ser replicada em larga escala e ter como protagonistas ou principais beneficiárias mulheres, principalmente negras, indígenas e quilombolas.

O projeto Sistema Rac/Saf tem este nome derivado da abreviatura Reuso de Águas Cinzas/ Sistema Agroflorestal. Ele beneficia 13 municípios do semiárido pernambucano, como Flores, com a aplicação de técnicas de reutilização das águas que são gastas nas casas e que muitas vezes são descartadas de forma indevida. Após passarem por um processo de filtragem biológica a água é utilizada na irrigação agroflorestal.

Arquitetas em Casa é um projeto, em desenvolvimento, que apresenta uma alternativa de construção sustentável e quer especializar a mão de obra em técnicas de arquitetura bioclimática e ecotecnológicas e garantir o direito à moradia digna e segura, para famílias de baixa renda em Ilha do Maranhão 

Já o Aqualuz é responsável pela criação de um dispositivo de baixo custo que utiliza a luz do sol para tornar potável a água de cisternas, por um período de 20 anos, suprindo uma família diariamente com o custo de R$0,03 por 10 litros de água tratada. Hoje, além de Pernambuco essa solução beneficia moradores do semiárido da Bahia, Ceará e Alagoas.

Outro vencedor, o Circuitos de Comercialização Agroecológicas é um sistema de comercialização e circulação de produtos entre redes de agricultores familiares e consumidores, que contribui para a segurança alimentar, a proteção da sociobiodiversidade, a prática de agricultura sustentável e a geração de renda no campo, na Bahia e outros cinco estados da Rede Ecovida (SP, MG, SC, RS e PR).

E o projeto Teia da Sustentabilidade foi criado para proteger e recuperar o ecossistema de Icapuí (CE). Funciona com ações de educação ambiental de conservação do meio ambiente, tentando garantir água de qualidade e sua gestão sustentável para todos.

Segundo Carolina Mattar, "o Brasil possui múltiplas soluções potentes para desafios extremamente complexos sendo produzidas localmente, que, uma vez apoiadas pelo poder público e por investidores, podem ganhar escala e contribuir enormemente para atingirmos os ODS, cumprirmos a Agenda 2030 e assim alcançarmos uma sociedade, não apenas sustentável, mas também mais justa e menos desigual".

Serviço:

1º Seminário Soluções Inovadoras do GT Agenda 2030

Local: B_arco Centro Cultural - São Paulo, SP

Endereço: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros

Data: 08 de agosto de 2019

Horário: 13h às 18h

Inscrições:https://www.sympla.com.br/i-seminario-solucoes-inovadoras-do-gt-agenda-2030__576532


Fonte: Alex Cunha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: