Brasil

Aluguel de geradores e serviço de energia temporária: entendas as diferenças

Com atendimento na modalidade turnkey, a resultante passa a ser o que o ativo entrega, ou seja, a energia propriamente dita.

Redação

Sábado - 30/05/2020 às 08:55



Foto: Divulgação Aluguel de geradores
Aluguel de geradores

Atualmente diversas empresas e indústrias contam com a locação de geradores de energia para auxiliar na garantia de seu funcionamento pleno.

Uma das maiores vantagens de poder contar com grupos geradores, portanto, é sua capacidade de entrar em ação em casos de interrupções da energia oferecida pela concessionária. Esse é um tipo de imprevisto que pode atingir todos os segmentos, a qualquer momento.

Além de proporcionar estabilidade energética, fazer uso desses equipamentos também auxilia na economia de gastos e na segurança dos produtos e dos trabalhadores da companhia. Dessa forma, a sua importância em fábricas, indústrias e empresas é inegável, ressaltando a necessidade da locação desse maquinário.

Entretanto, existem diferenças importantes entre o simples aluguel de geradores de energia e a contratação de um serviço de energia temporária completo.

É essencial compreender as distinções entre as duas opções na hora que a empresa for optar por alguma delas. Para isso, é necessário entender qual se encaixa melhor na rotina de produção e no orçamento.

Aluguel de geradores X Energia como serviço

O aluguel comum de geradores é exatamente o que o termo sugere. A empresa, indústria ou outro setor paga mensalmente para ter acesso ao maquinário, como funciona com qualquer outro tipo de aluguel.

Entretanto, quando se opta pela contratação de energia temporária (Energy as a Service - EaaS), é oferecido ao cliente um serviço mais completo, com várias frentes bem satisfatórias.

Com atendimento na modalidade turnkey, a resultante passa a ser o que o ativo entrega, ou seja, a energia propriamente dita.

Neste modelo de contrato, a empresa fica responsável pela geração de energia, incluindo, mas não se limitando, o projeto, logística, instalação, operação assistida ou remota, manutenções preventivas/corretivas, seguro e uma série de outros benefícios agregados.

Essa é uma grande vantagem desse tipo de serviço, já que, além de ser mais prático, tende a ser mais vantajoso financeiramente, uma vez que tudo está incluído no preço do aluguel.

Vantagens do serviço de energia temporária 

Como dito anteriormente, ao optar por um serviço de energia temporária, o cliente tem acesso a muito mais do que somente o gerador em questão.

O momento mais importante quando se está fazendo uso de um gerador é a confiabilidade que o sistema irá operar corretamente quando for demandado.

Isso quer dizer que é possível contar com técnicos e profissionais da área para auxiliar durante todo o processo de uso do equipamento.

Anterior à etapa de instalação, um profissional capacitado poderá dimensionar e propor a melhor solução para atender aos requisitos técnicos de cada projeto.

Esta consultoria neste momento é fundamental para corrigir eventuais erros de projeto, aumentando a confiabilidade da solução e evitando custos desnecessários.

O gerador, como qualquer outro equipamento, necessita de manutenções frequentes. A realização de uma análise qualitativa utilizando um check-list completo traz à instalação segurança operacional.

Empresas de ponta tem apólices de ampla cobertura com seguradoras de primeira linha. Além desta cobertura, deve-se avaliar se o suporte técnico é de fato 24 horas por dia durante os 365 dias do ano.

Assim, ao optar pelo modelo de "energia" ao invés do "aluguel", o cliente/empresa está contratando segurança energética, muito mais que a locação simples de um ativo.

Fonte: Rafaela Rodrigues

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: