Brasil

FAKE NEWS

AGU notifica YouTube a retirar vídeos desinformativos sobre saúde de Lula

Órgão pede ao Google que publicações sejam removidas em até 24 horas

Da Redação

Sábado - 14/12/2024 às 09:59



Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU Advocacia-Geral da União (AGU)
Advocacia-Geral da União (AGU)

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou, nesta sexta-feira (13), o YouTube para a remoção de vídeos que divulgam informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na notificação, o órgão solicita que o Google, responsável pela plataforma, retire os conteúdos em até 24 horas.

A AGU argumenta que as publicações disseminam desinformação, incluindo rumores sobre a morte do presidente, o que pode gerar confusão e afetar a confiança nas instituições públicas, além de impactar a estabilidade política e econômica do país.

O pedido ocorre após Lula divulgar, em vídeo nas redes sociais, imagens caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O presidente foi submetido a um procedimento de emergência para a drenagem de um hematoma após sentir dores de cabeça na noite de segunda-feira (9). Inicialmente atendido no Sírio-Libanês de Brasília, Lula foi transferido para a unidade de São Paulo, onde passou por uma trepanação na terça-feira (10). Na manhã de quinta-feira (12), ele passou por um novo procedimento endovascular para evitar o risco de novo hematoma.

O quadro de saúde de Lula é devido a uma queda ocorrida no dia 19 de outubro, quando ele sofreu um golpe na cabeça ao cair no banheiro da residência oficial. A lesão resultou em cinco pontos na nuca e foi seguida de exames que indicaram uma pequena hemorragia intracraniana, sendo monitorado desde então.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: