Brasil

5 cuidados essenciais com os cabelos cacheados e crespos no verão

Curta o sol, piscina e mar sem deixar de cuidar das madeixas

Da redação

Segunda - 30/01/2023 às 21:12



Foto: Divulgação Cabelo crespo
Cabelo crespo

Uma das principais características dos cabelos cacheados e crespos é serem mais secos que os demais. Isso acontece devido à curvatura do fio, que impede que a oleosidade natural da raiz chegue até o comprimento e pontas. E esse ressecamento pode se agravar quando o fio é exposto ao sol e a água do mar ou da piscina. Essa exposição faz com que o fio sofra com a degradação de sua fibra, podendo destruir as ligações proteicas do fio.

Mas é totalmente possível minimizar e até mesmo impedir todos esses danos aos fios com alguns cuidados essenciais:

1 - Cuidados pré exposição ao sol e água do mar ou piscina

O primeiro passo para garantir a saúde dos fios cacheados e crespos no verão, é proteger os fios antes da exposição ao sol e água do mar ou piscina. Para isso, é importante ter um bom leave-in com proteção térmica! Procure um produto com fácil aplicação, para poder utilizar mesmo se os seus cabelos estiverem secos, sem pesar. Não se esqueça de reaplicar o produto toda vez que mergulhar na água, ou após algumas horas no sol.

2 - Molhe os cabelos em água corrente após os mergulhos 

Toda cacheada sabe que, devido ao aspecto mais seco que outros tipos de cabelo, não é necessário lavar os cachos todos os dias. Mas essa regra não se aplica neste período de muito contato com a água do mar ou da piscina. Isso porque é extremamente necessário retirar o sal ou cloro para garantir a saúde dos fios.

Uma vez que o objetivo é apenas retirar o excesso de cloro ou sal, não é necessário aplicar o shampoo em todas as lavagens. Basta molhar o cabelo em água corrente e aplicar um creme de pentear para desembaraçar os fios.

3 - Acessórios e penteados são boas alternativas

Neste período de muita exposição ao sol, mar e piscina, não é recomendado exagerar nas finalizações, principalmente nas que exigem finalizadores em gel, que podem ressecar os fios. Por isso, fazer penteados como tranças e coques é uma boa alternativa para deixar os cabelos mais alinhados. Além disso, utilizar acessórios como chapéus e bonés, além de muito estilosos, são capazes de proteger os fios da exposição direta ao sol.

4 - Evite fontes de calor 

É fundamental evitar fontes de calor durante o verão, pois isso pode prejudicar tanto momentaneamente, dando um aspecto ressecado ao fio, quanto a longo prazo, causando queda e até mesmo quebra. Dê preferência ao ativador de cacho e uma boa fitagem.

5 - Mantenha o cronograma capilar

É fundamental seguir os cuidados semanais com o cabelo nessa época. Não deixe de fazer as hidratações, nutrições, umectações noturnas e uma reconstrução a cada 15 dias, pelo menos. Leve sempre uma máscara com você e faça uma hidratação de chuveiro, se for o caso.

Esses cuidados irão proteger os cachos para garantir férias sem nenhuma outra preocupação a não ser curtir muito o verão!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: