Uma das principais características dos cabelos cacheados e crespos é serem mais secos que os demais. Isso acontece devido à curvatura do fio, que impede que a oleosidade natural da raiz chegue até o comprimento e pontas. E esse ressecamento pode se agravar quando o fio é exposto ao sol e a água do mar ou da piscina. Essa exposição faz com que o fio sofra com a degradação de sua fibra, podendo destruir as ligações proteicas do fio.
Mas é totalmente possível minimizar e até mesmo impedir todos esses danos aos fios com alguns cuidados essenciais:
1 - Cuidados pré exposição ao sol e água do mar ou piscina
O primeiro passo para garantir a saúde dos fios cacheados e crespos no verão, é proteger os fios antes da exposição ao sol e água do mar ou piscina. Para isso, é importante ter um bom leave-in com proteção térmica! Procure um produto com fácil aplicação, para poder utilizar mesmo se os seus cabelos estiverem secos, sem pesar. Não se esqueça de reaplicar o produto toda vez que mergulhar na água, ou após algumas horas no sol.
2 - Molhe os cabelos em água corrente após os mergulhos
Toda cacheada sabe que, devido ao aspecto mais seco que outros tipos de cabelo, não é necessário lavar os cachos todos os dias. Mas essa regra não se aplica neste período de muito contato com a água do mar ou da piscina. Isso porque é extremamente necessário retirar o sal ou cloro para garantir a saúde dos fios.
Uma vez que o objetivo é apenas retirar o excesso de cloro ou sal, não é necessário aplicar o shampoo em todas as lavagens. Basta molhar o cabelo em água corrente e aplicar um creme de pentear para desembaraçar os fios.
3 - Acessórios e penteados são boas alternativas
Neste período de muita exposição ao sol, mar e piscina, não é recomendado exagerar nas finalizações, principalmente nas que exigem finalizadores em gel, que podem ressecar os fios. Por isso, fazer penteados como tranças e coques é uma boa alternativa para deixar os cabelos mais alinhados. Além disso, utilizar acessórios como chapéus e bonés, além de muito estilosos, são capazes de proteger os fios da exposição direta ao sol.
4 - Evite fontes de calor
É fundamental evitar fontes de calor durante o verão, pois isso pode prejudicar tanto momentaneamente, dando um aspecto ressecado ao fio, quanto a longo prazo, causando queda e até mesmo quebra. Dê preferência ao ativador de cacho e uma boa fitagem.
5 - Mantenha o cronograma capilar
É fundamental seguir os cuidados semanais com o cabelo nessa época. Não deixe de fazer as hidratações, nutrições, umectações noturnas e uma reconstrução a cada 15 dias, pelo menos. Leve sempre uma máscara com você e faça uma hidratação de chuveiro, se for o caso.
Esses cuidados irão proteger os cachos para garantir férias sem nenhuma outra preocupação a não ser curtir muito o verão!