O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou que o programa Juventude Rural Transformadora, que qualifica jovens da zona rural, vai dobrar o número de vagas já em 2026. O anúncio foi feito na noite de ontem, durante a abertura da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí. O evento acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI até domingo, dia 25.
O programa atende a jovens que estudaram em institutos federais, escolas agrícolas e agrotécnicas de diversos territórios do estado, que têm ligação com a agricultura familiar. Por meio da iniciativa, eles são estimulados a desenvolver projetos em seus respectivos territórios, em áreas como tecnologias alternativas, sistemas agroflorestais, turismo rural e atividades com mulheres.

Na primeira turma, foram selecionados 100 estudantes. Eles são estimulados a identificar oportunidades de melhorar a produção agrícola nas regiões onde vivem. Eles serão desafiados a criar projetos concretos que aproveitem os programas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para promover o desenvolvimento local.
Para apoiar os participantes, cada estudante selecionado recebe uma bolsa no valor de R$ 1.000, paga ao longo de 18 meses. O Juventude Rural Transformadora é uma realização da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o IFPI e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).