Teresina (PI) - As imagens desta segunda-feira, 30, do Goes 16, fornecidas pelo INMET para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) mostram uma massa de ar seca que encobre boa parte do Piauí e impede a aproximação do vapor d’água, que leva a altas temperaturas e baixas umidades. A previsão é que, de hoje até quarta-feira, 1, a temperatura fique acima dos 40 graus em quase todos os municípios piauienses.
Segundo a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, no dia 29 de outubro, observou-se que muitos municípios piauienses apresentaram temperaturas acima de 39ºC. Os dados são colhidos em estações automáticas.
“Lembramos que essas temperaturas que são divulgadas são as oficiais, mas que essas configurações atmosféricas são observadas em estações experimentais, muitos outros municípios do estado alcançaram 40ºC”, disse Sara Cardoso.
Em Teresina, as temperaturas devem permanecer altas, acima dos 39 graus. Com relação a previsão do trimestre (novembro, dezembro de 2023 e janeiro de 2024) existe previsão do início das chuvas no extremo Sul do estado, na primeira quinzena de novembro e na segunda quinzena as chuvas começam nos municípios do Centro e Norte do Estado.
“No entanto, os modelos de previsão apontam que nosso próximo período chuvoso sofrerá impacto entre 20 e 25% no total pluviométrico. Isso significa que ficaremos com média abaixo da climatologia. Os fatores que impactarão nas chuvas são: El Niño e Mudanças Climáticas. Ambos fenômenos impactam nos sistemas atmosféricos em escala global”, disse a climatologista.