Verbo

Verbo

REVIRAVOLTA

STJ determina o retorno do prefeito de Uruçuí ao cargo

O prefeito estava afastado do cargo, desde o dia 27 de março, devido a denúncia de desvio de recurso

Cintia Lucas

Quarta - 07/06/2023 às 16:54



Foto: Divulgação Dr. Wagner
Dr. Wagner

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, nesta terça-feira, 7, o retorno imediato Francisco Wagner Pires Coelho, do prefeito afastado de Uruçuí, localizada na região Sul do Piauí.

O prefeito estava afastado do cargo, desde o dia 27 de março, devido a denúncia de desvio de recursos da limpeza pública e era um dos alvos da Operação Cerrados.

O vice-prefeito, Stanley Carvalho, estava à frente do executivo municipal da cidade.

Na decisão, o ministro entendeu que o afastamento do prefeito do cargo configura uma verdadeira cassação indireta, tendo em vista o tempo restante do seu segundo mandato eletivo e que os supostos fatos teriam ocorrido antes do mandato vigente.

ENTENDA O CASO

A Justiça do Piauí determinou, no dia 26 de março, o afastamento do prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho. O afastamento é uma consequência da operação Cerrados, deflagrada na semana passada e que investigas o suposto desvio de recursos cometidos por meio de contratos milionários firmados acima do valor de mercado com uma empresa para a coleta de lixo no município.

A decisão assinada pelo desembargador Erivan Lopes determina o afastamento do prefeito por 180 dias. Segundo a investigação presidida pelo Grupo de  Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, Dr. Wagner Pires Coelho e seu filho Elano Martins Coelho, são suspeitos de fazer parte de um esquema de desvio de dinheiro público destinado à coleta de lixo da cidade.

A Prefeitura de Uruçuí teria favorecido a empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras durante o processo licitatório ainda no primeiro mandato do prefeito (2017-2020). 

Os valores dos serviços foram superfaturados e pelo menos R$ 4,5 milhões foram pagos pela Prefeitura de Uruçuí para a empresa. A investigação apontou o desvio de mais de R$ 100 mil em recursos públicos para empresários, familiares e gestores da Prefeitura de Uruçuí.

Em 2022, a mesma empresa foi contratada novamente e a suspeita é que a fraude continue existindo atualmente.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: