Municípios

Investigado por corrupção, prefeito de Uruçuí é afastado do cargo

O prefeito e o filho são investigados por desvio de recursos públicos destinados à coleta de lixo

Segunda - 27/03/2023 às 08:02



Foto: Reprodução Prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho (PROS)
Prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho (PROS)

A Justiça do Piauí determinou, nesse domingo (26), o afastamento do prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho (PROS). O afastamento é uma consequência da operação Cerrados, deflagrada na semana passada e que investigas o suposto desvio de recursos cometidos por meio de contratos milionários firmados acima do valor de mercado com uma empresa para a coleta de lixo no município.

A decisão assinada pelo desembargador Erivan Lopes determina o afastamento do prefeito por 180 dias. Segundo a investigação presidida pelo Grupo de  Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, Dr. Wagner Pires Coelho e seu filho Elano Martins Coelho, são suspeitos de fazer parte de um esquema de desvio de dinheiro público destinado à coleta de lixo da cidade.Operação Cerrados

A Prefeitura de Uruçuí teria favorecido a empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras durante o processo licitatório ainda no primeiro mandato do prefeito (2017-2020). Os valores dos serviços foram superfaturados e pelo menos R$ 4,5 milhões foram pagos pela Prefeitura de Uruçuí para a empresa. A investigação apontou o desvio de mais de R$ 100 mil em recursos públicos para empresários, familiares e gestores da Prefeitura de Uruçuí.

Em 2022, a mesma empresa foi contratada novamente e a suspeita é que a fraude continue existindo atualmente. 

Veja a decisão do desembargador:

Decisão (1).pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: