A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil e no Piauí. No entanto, golpes que usam a promessa de imunização para roubar dados de pessoas interessadas na vacina já ocorrem há dias e têm feito milhares de vítimas.
Neste da imagem acima, os golpistas confundem as instituições e criam o Ministério Público da Saúde e usam um SMS onde, ao clicar, a pessoa tem seus dados de celular clonados.
Várias instituições estão sendo usadas para dar credibilidade aos golpes. No dia 14 de janeiro, o Ministério da Saúde publicou uma nota dizendo que havia tomado conhecimento de tentativas de fraude pelo celular usando o nome do órgão.
Leia também:
Exonerado por usar avião da FAB para ir à Índia volta a ocupar cargo no Planalto
Justiça proíbe música nos bares e restaurantes de Teresina
Governo deve enviar projeto para fixar ICMS sobre combustíveis
Um criminoso ligaria para a possível vítima, se identificando como agente da pasta e oferecendo um pré-cadastro para a vacinação, a fim de obter informações pessoais da vítima.
Outra possibilidade seria uma mensagem de texto com um link ou código para esse falso cadastro, que pode levar à clonagem do whatsapp do usuário.
O Ministério alerta que não faz agendamento de vacinação, não pede dados da população e nem envia códigos para usuários do sistema de saúde. Caso receba essas ligações ou mensagens pelo celular, a pasta orienta a não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades competentes.