Verbo

Governador descarta lockdown, mas amplia toque de recolher e medidas contra aglomerações

As decisões vão estar em um novo decreto que começa a vigorar a partir do dia 6 e segue até 14 de março

Cintia Lucas

Quarta - 03/03/2021 às 18:46



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias (PT) reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 3, com o Comitê Operacional Especial de Enfrentamento a Covid-19 (COE) para decidir sobre as novas medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus no Piauí. Após a reunião, que encerrou agora há pouco, ficou decidido que o toque de recolher deve continuar e agora será de 22h às 5h, uma hora a menos do que no decreto anterior que encerra nesta quinta-feira, 4.

As decisões vão estar em um novo decreto que começa a vigorar a partir do dia 6 e segue até 15 de março. O comércio deve funcionar até às 17h e os shoppings até às 21h. Já nos finais de semana, haverá lockdown, podendo funcionar somente os serviços considerados essenciais.

“Estamos prorrogando as medidas que já estavam em vigor, a parte do comércio fica mantida até as 17h, os shoppings, restaurantes e bares até as 21h. Nesse final de semana [06 e 07] e também no outro, dias 13 e 14 de março, só funciona o que é extremamente necessário”, declarou o governador.

Nesse período, também fica proibida a realização de todo e qualquer evento, público ou privado, que gere aglomerações. Sobre as escolas, aquelas que já iniciaram as atividades poderão manter as aulas presenciais, no entanto, aqueles estabelecimentos que ainda não retornaram deverão seguir o modelo remoto.

Wellington Dias explicou que, nos órgãos públicos estaduais, somente 30% do quadro pessoal trabalhará presencialmente até 15 de março. “No serviço público vamos reduzir em até 70%o trabalho presencial”, declarou.

O chefe do executivo estadual revelou que as medidas restritivas adotadas contribuíram para uma estabilização na situação da pandemia no estado, contudo, os números seguem elevados. “As medidas que adotamos permitiram que a gente tivesse uma estabilização, mas ainda muito alta, elas começam a surtir efeito no sentido de parar o crescimento elevado de internações e óbitos, esperamos fazer a curva descer, reduzir a transmissibilidade”, concluiu Wellington Dias.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: