O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), Luciano Nunes, vai deixar o cargo em maio. Nesta data, ele completa 75 anos, idade máxima admitida para exercer a função de fiscal de contas. A aposentadoria compulsória vai abrir uma vaga para o almejado cargo que este ano estará sob a indicação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
As inscrições ainda não foram abertas e todos podem se candidatar. Dois nomes já se colocaram publicamente na disputa, inclusive com entrevistas à imprensa. São eles: deputada Flora Isabel (PT) e Franzé Silva (PT).
O Partido dos Trabalhadores ainda não se posicionou sobre a disputa. O deputado Francisco Limma, presidente do PT no Piauí, não emitiu opinião sobre o tema até momento. Nos bastidores, também é ventilada a candidatura do ex-deputado Luciano Nunes, filho do atual conselheiro e homônimo, que seria o maior articulador da propensa candidatura. A palavra final para a escolha do novo conselheiro deve ser dada pelo atual presidente da Alepi, Themístocles Filho.
Leia também:
Dono do Bar do Churu morre aos 64 anos, vítima de Covid-19
Brasil negocia compra de 10 milhões de vacinas Sputnik V
Luciano Nunes foi escolhido conselheiro pela Assembleia Legislativa em abril de 1994. Por três vezes Luciano foi eleito deputado estadual (1982, 1986 e 1990), ocupando a presidência da Assembleia Legislativa no biênio 1987-1989. No final do terceiro mandato, em 1994, renunciou ao posto para assumir a vaga de conselheiro do TCE. Nesses quase 23 anos, presidiu por duas vezes a corte de contas.
Kleber Eulálio foi o último conselheiro do TCE eleito pela Assembleia Legislativa do Piauí. A eleição aconteceu dia 19 de maio de 2015 e ele ocupou vaga de Anfrísio Lobão, que se aposentou em 2014.
Na época, Kleber Eulálio era prefeito de Picos pelo PMDB e seguiu uma disputa acirrada com Mauro Tapety, também do PMDB, mas abriu uma vantagem de sete votos ganhando a disputa. Outro concorrente que também recebeu voto foi César Aguiar, com um voto.
Kléber Eulálio deixou o a prefeitura de Picos e assumiu em seu lugar o vice Padre Valmir Lima (PT).