


“A Gol sempre foi pioneira na busca de soluções inovadoras para entregar valor, facilitar e agilizar os processos de viagem. Estamos muito orgulhosos em ser a primeira companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual Gal, em uma robô que poderá também auxiliar fisicamente os nossos clientes no aeroporto. Com essa novidade, trazemos a inteligência artificial ainda mais próxima do nosso dia a dia, com mecanismos e informações complementares para orientar sobre diferentes situações”, explica Palaia.
A robô ficará em período de experiência por 30 dias. Neste espaço de tempo, a companhia aérea vai entender a demanda do público e receptividade com a nova tecnologia. Por ora, além de esclarecer questões e dúvidas, a Gal está configurada para se locomover da loja aos totens de autoatendimento. A ideia é que a robô passe a caminhar, em até 30 dias, por todas as áreas da Gol no maior aeroporto do País.
Segundo Palaia, a Gal deverá chegar aos principais hubs da Gol a partir de 2020. Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador estão na lista de continuidade do projeto. Além disso, uma atualização futura permitirá que ela seja conectada ao sistema da Gol. Com isso, novas funcionalidades estarão disponíveis, entre elas: realização check-in, informar o número do portão de embarque e até remarcação de voos.
Além de todas as perguntas e informações institucionais da companhia, a Gal traz uma "personalidade" descontraída. Ela poderá responder perguntas pessoais, como por exemplo, qual é a sua comida preferida, time de futebol, se tem namorado ou ainda se gosta de viajar.
Fonte: Isabella Tagliapietra
