Olhe Direito!

Olhe Direito!

PMT é parceira em pesquisa de vacina contra a dengue

Quinta - 08/10/2015 às 00:10



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
O Ministério da Saúde está apoiando uma pesquisa para determinar a melhor estratégia de introdução de uma vacina contra a dengue no Brasil. E a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, está contribuindo na realização de coletas de amostras de sangue em voluntários de diferentes faixas etárias.

No dia 9 de outubro, coletas de amostras de sangue serão realizadas em alunos da Escola Nossa Senhora da Paz, na Vila da Paz, durante todo o dia. “Serão colhidos 3,5 ml de sangue dos alunos da faixa etária de 2 a 20 anos. Os pais já assinaram o Termo de consentimento Livre e Esclarecido autorizando os filhos a participarem da pesquisa”, explica Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e o Laboratório BIOMED também são parceiros da ação que acontecerá na escola. “Por conta da extrema adaptação do vetor Aedes Aegypti ao meio urbano e a precária infraestrutura urbana da maioria das metrópoles e grandes cidades do terceiro mundo, virtualmente inviabilizam o controle da Dengue, fazendo com que a vacina seja uma alternativa segura para o controle da doença”, afirma Júlia Rocha Santos.

O estudo da vacina contra a Dengue encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O laboratório Hermes Pardini foi contratado por meio de licitação pela SPDM e realizará a logística de colheita, acondicionamento e transporte de amostras de sangue até suas unidades próprias locais.

A pesquisa escolheu municípios com mais de 500 mil habitantes para sua realização, e por critérios populacionais Teresina é a única cidade do Piauí que está participando. O objetivo é recolher 70 mil amostras de sangue em todo o país.

“A dengue é um problema que ainda traz muita preocupação aos gestores de saúde pública, e a possibilidade de se utilizar uma vacina no futuro poderá ajudar no controle dessa enfermidade. Por isso, pedimos apoio da população para que contribuam nesta pesquisa”, afirma Amariles Borba.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: