Olhe Direito!

Olhe Direito!

Justa homenagem a Beto Simonetti

Beto Simonetti foi secretário-geral da OAB nacional no mandato do presidente que o antecedeu, Felipe Santa Cruz e chegou à liderança da Advocacia brasileira

Quinta - 05/01/2023 às 09:51



Foto: Divulgação Beto Simonetti
Beto Simonetti

Nesta quinta-feira, a Assembleia Legislativa do Piauí faz sessão solene para a entrega de título honorário de cidadania ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado amazonense José Alberto Simonetti – Beto Simonetti, eleito para liderar os advogados brasileiros até 2025.

Trata-se a homenagem da Assembleia um momento especial para a reafirmação do papel da Advocacia para a democracia e a normalidade institucional em nosso país – reforçada por solenidade na Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, cujo atual presidente, Celso Barros Neto, ocupa atualmente a presidência da Comissão Nacional do Exame de Ordem, espaço que Simonetti ocupou com grande competência e brilhantismo.

A homenagem na OAB-PI reforça o laço entre a s Secional e o Conselho Federal, ao mesmo tempo em que se presta a reconhecer a importância do trabalho de todos os que fazem a entidade em nosso Estado, sobretudo considerando exitoso e duradouro trabalho do presidente do Conselho Federal da OAB.

Beto Simonetti foi secretário-geral da OAB nacional no mandato do presidente que o antecedeu, Felipe Santa Cruz e chegou à liderança da Advocacia brasileira no esteio de uma longa tradição e linhagem de compromisso. O pai dele,  Alberto Simonetti Cabral Filho, foi por quatro vezes presidente da Secional da OAB no Amazonas – numa das ocasiões, quando eu também exercia a Presidência da OAB-PI, entre os anos de 2003 e 2004.

É realmente uma alegria que tenha tido o deputado estadual Henrique Pires, do MDB, a iniciativa de propor o título de cidadania para Beto Simonetti, lembrando o compromisso e interesse dele pelo Estado, durante a pandemia, aqui estando presente, na condição de e presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem Unificado para acompanhar os 582 examinados da segunda fase do 31º Exame de Ordem.

Essa preocupação verdadeira e motivada por interesse e empatia em relação aos bacharéis evidencia um caráter contemporâneo e inovador do presidente Beto Simonetti, sem perder de vista o que é fundamental e básico, pois como afirmou em seu discurso de posse, “a advocacia deve ser unida pela Constituição, pela defesa do Estado de Direito, pela defesa dos direitos e garantias fundamentais.”

A cidadania honorária que hoje será concedida a Beto Simonetti nos faz lembrar que, em sua posse na Presidência do Conselho Federal da OAB, ele reafirmou seu inarredável compromisso com a intransigente defesa das prerrogativas do advogado, que foi pedra de toque das gestões que liderei na OAB-PI, com as recorrentes campanhas em favor das prerrogativas, sob a égide da coragem expressa por Evandro Lins e Silva.

Hoje, quando a Assembleia Legislativa do Piauí concede a Beto Simonetti o titulo honorário de cidadão de nosso Estado, para além da homenagem em si, penso que é o bom sinal para começar este ano de 2023, é ponto de reafirmação de uma histórica ligação do Piauí com o Amazonas, estado que teve entre seus governantes, alguns piauienses como Gregório Taumaturgo Azevedo e Fileto Pires Ferreira, nascidos em Barras, Francisco Jose Furtado, nascido em Oeiras, e César do Rego Monteiro nascido em União, além de José Lustosa da Cunha Paranaguá, filho do Marquês de Paranaguá.

Temos uma relação histórica, assim, com o Amazonas, que nos legou também homens e mulheres que vieram para nosso Estado e aqui deram grande contribuição para nosso progresso econômico, social e cultural, o que reforça a alegria de termos agora Beto Simonetti como um piauiense honorário.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: