Cena Cultural

Ravel Rodrigues a voz poética piauiense .

Poesia e canção piauiense.

Neyvan Araújo

Terça - 14/01/2020 às 10:54



Foto: Divulgação Ravel Rodrigues
Ravel Rodrigues

O musico Ravel Rodrigues começou a tocar bem cedo, com influências musicais dentro da família, o artista começou a enveredar pela música ainda criança com 06 anos de idade, filho do renomado musico e compositor José Rodrigues que compôs várias canções interpretadas por grandes músicos piauienses.

O artista carrega em suas diversificadas composições, informações e memórias comuns a artistas deste tempo, como Luiz Gonzaga, Elomar, Tropicalismo, Tom Jobim, Beatles, Bob Marley e World Music. Essa mistura é refletida em seu repertório, que tem traços que passeiam da Bossa Nova ao Reggae, abraçando o Rap, Baião, Rock e MPB.

Ao longo de sua carreira, ele tocou do Erudito ao Punk Rock, passando pelo Axé, Pop, Chorinho e Regionalismo. Na poesia presente em suas canções, encontramos romantismo, mas também política, filosofia e religião, sintetizando, assim, a multiplicidade do século XXI.

Foto de divulgação.

Sua primeira participação em grupo musical foi no grupo Estrela de Luz na escola de música, o grupo era formado apena por crianças. Ainda nessa época o artista participou do Festival de Música de Timon, com o dinheiro da premiação que segundo o musico foi o seu primeiro cachê, o menino Ravel Rodrigues comprou 02 Lp’s, um do Raul Seixas e outro do Pink Floyd que se tornariam grandes influências na carreira do cantor.  Depois dessa experiência o jovem musico participou do Grupo Som Moleque que também era formado por adolescentes, o grupo teve grande repercussão na cidade de Teresina nos anos 90, chegando inclusive a tocar na Micarina no ano de 1998. No ano de 1999 Ravel finaliza suas atividades na banda Som Moleque, daí então o musico envereda por outras áreas, participando de várias bandas misturando músicas autorais e músicas covers.

Foto acervo pessoal.

No ano de 2006 o artista começa a ter um contato maior com a MPB, esse contato foi marcante para a sua formação, que no mesmo ano montaria aquele que seria um dos grandes projetos da sua carreira que era a banda Eucapiau, uma banda  formada por grandes músicos como Vinicius Rodrigues (irmão do Ravel), e Cauê Lima (baixista reconhecido na cidade de Teresina). O som da banda era algo totalmente novo, era um som que misturava rock, mpb, baião, reggae,  poesia, e arte circense e principalmente, era um som totalmente autoral. Depois de percorrer a cidade com shows do Eucapiau e também de ter participado de shows e gravações de discos de alguns artistas da cidade de Teresina, somente no ano de 2014 quando o artista se mudou para Belo Horizonte, que o mesmo começou de fato a sua carreira solo.  Ao sair do Piauí e se mudar para Minas Gerais, o artista teve que abandonar o seu trabalho como professor da Escola de Música onde o mesmo trabalhou por 12 anos, ao chegar em Belo Horizonte o artista resolveu vender o seu CD no centro comercial na Avenida Augusto de Lima, caindo de cabeça em sua carreira solo, o artista fez vários shows na cidade de Belo Horizonte.

Foto de divulgação

Atualmente Ravel Rodrigues reside cidade de Brasília, ele é sem dúvida um dos grandes nomes da música piauiense, o artista vai estar em Teresina no mês de janeiro e vai se apresentar em algumas casas de show como Tinindo e Trincado e no Bar da Lindalva no bairro Sacy.

Fonte: tnt.art.br; entrecultura.com.br; facebook

Siga nas redes sociais
Neyvan Araújo

Neyvan Araújo

Neyvan Araújo é Músico, Bibliotecário e Historiador formado pela UESPI E UFPI.

Compartilhe essa notícia: