Qual a diferença entre blusa e camiseta?


diferença entre blusa e camiseta

diferença entre blusa e camiseta Foto: Foto de Anna Shvets no Pexels

Para quem não entende muito a respeito do mundo da moda, a verdade é que, às vezes, a pessoa pode se sentir um pouco confusa a respeito de alguns assuntos. Você sabe qual é a diferença entre blusa e camiseta, por exemplo?

Muitas pessoas acreditam que se trata de sinônimos, quando isso não é verdade. Há sim uma diferença entre esses dois conceitos, apesar da grande maioria nem sequer saber disso. Inclusive, não é raro ir a uma loja em que o próprio vendedor se confunda.

E isso é até um pouco comum, haja vista que essa é uma informação que não está descrita em todas as peças. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre qual é a diferença entre blusa e camiseta. Gostou do assunto? Então não deixe de conferir os tópicos seguintes!

Qual a diferença entre blusa e camiseta?

Para você entender um pouco melhor a diferença entre blusa e camiseta, é importante entender o conceito de cada uma, de forma isolada. Abaixo, iremos explicar esses dois conceitos.

Blusa

Apesar de ser comum esse tipo de confusão, a verdade é que há algumas diferenças visuais bem perceptíveis entre ambas. No geral, as blusas possuem uma variedade um pouco maior, seja em cortes, mangas, babados, rendas ou tecidos.

Por isso, uma blusa plus size feminina acaba obtendo um visual um pouco mais diverso. Além do mais, elas tendem a ser um pouco mais detalhadas, haja vista que podem possuir adornos, as quais podem conferir um visual ainda mais feminino.

Além do mais, as blusas sofrem variações constantes, haja vista que podem se adaptar com as tendências da época, sendo uma ótima alternativa para inovar uma composição visual, por exemplo. No entanto, também é possível utilizá-las em composições mais sérias.

Camiseta

Em contrapartida, a camiseta foi criada em 1904, cujo intuito era de atender apenas às pessoas solteiras que não podiam costurar ou trocar botão, por exemplo. Por conta disso, camiseta são todos os modelos que não possuem abertura para vestir.

Ademais, muitos conhecem pelo nome “T-Shirts”, haja vista que, de fato, o seu formato parece a letra “T”. A camiseta ainda é considerado um traje de esporte, ainda que esteja se tornando comum que se utilize com blazers, a fim de deixar o visual mais moderno e sofisticado.

Geralmente, as camisetas são confeccionadas em tecidos de algodão, haja vista que, como estão presentes no dia a dia, elas devem ser mais confortáveis, e esse material consegue promover essa sensação, além de vários outros benefícios.

As camisetas até possuem algumas variações, mas são detalhes, como comprimento das mangas ou formato da gola. Isso quer dizer que, para quem deseja aproveitar o dia e ainda ter conforto, a T-shirt é uma boa opção.

Isso porque, como dito, elas são leves e versáteis. Além de tudo isso, é possível combinar com outras peças, promovendo mais harmonia para toda a composição.

E quanto a camisa?

Já falamos sobre a diferença entre blusa e camiseta, mas em relação à camisa? Trata-se de um sinônimo de alguns dos modelos anteriores? Na verdade, não. As camisas são itens formais, se formos comparar com os modelos que apresentamos aqui.

E isso se dá porque a camisa precisa ter gola e botões, mas pode variar entre o estilo social e o polo. Ademais, podem ser de manga curta ou longa, mas sempre devem possuir uma abertura frontal de botão, seja parcial ou por inteiro.

Agora, em relação aos bolsos, isso dependerá apenas do gosto de cada um, mas as camisas podem sim, ter um bolso frontal. Como são ótimas opções para ocasiões mais formais, é comum utilizar as camisas por baixo de paletós e blazer.

Dessa forma, cria uma composição muito mais séria e elegante. Além do mais, ainda é possível incluir a camisa em conjuntos masculinos que formam terno e smoking, o que as torna ótimas opções para quem trabalha em escritório ou apenas prefere um visual mais sofisticado.

Mas, em relação à confecção, os tecidos são mais nobres, como algodão egípcio, sinhô, seda, tricoline, chambray ou mesmo o linho, sendo uma alternativa um pouco mais despojada. No entanto, as versões femininas podem ser ainda mais variadas.

Diferença entre blusa, camiseta e camisa

Já falamos sobre todos os modelos, mas agora só para reforçar: as camisas são opções mais formais e possuem botão e bola. As camisetas, no que lhe concerne, são as tradicionais “T-Shirt” e são mais comuns em ambientes informais.

Por fim, as blusas são mais para as mulheres, uma vez que são mais versáteis e podem possuir adorno. Ou seja, por “blusa”, entende-se que são todos os modelos que não se encaixam nas classificações anteriores de camisa e camiseta.

Pode até parecer um pouco complicado, mas é só questão de se adaptar ao que é correto. E, entender esses conceitos é importante até mesmo para você ser mais assertivo ao fazer uma busca em alguma loja de roupas online, por exemplo.

Espero que tenha gostado, recomendo também acesso o site mundoplussize para ter acesso a mais relacionado a esse universo que só cresce.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: