Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

CIDADE PLANEJADA

Teresina, planejada e sem planejamento

O planejado há tempos foi mergulhado nas águas do Lete

Por Benjamin Pessoa Vale*

Quarta - 22/01/2025 às 18:40



Foto: Piauí Hoje Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião, em entrevista ao Portal Piauí Hoje
Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião, em entrevista ao Portal Piauí Hoje

Quando da transferência da capital de Oeiras para Teresina, planejou-se uma cidade voltada para o rio Parnaíba.

O Poti, berço do seu nascedouro, foi incluso no planejamento ou ficou à margem?

A cidade expandiu, e seus filhos natos e de coração acompanharam seu crescimento; vez ou outra, oriundos de muitas plagas, aqui aportaram.

Hoje, com mais de 40 anos desde que aqui cheguei, sinto que o planejado há tempos foi mergulhado nas águas do Lete.

Assistimos à cidade atravessar o Poti, levantar-se em arranha-céus e o verde ser substituído pelo cinza do cimento armado. Os mananciais que correm para as suas artérias principais sucumbem, enquanto a negritude do asfalto se impõe, e as águas rolam sem seus caminhos naturais. Um período desafiador está à vista!

Ah, minha Teresina, saudades tenho da calmaria do centro, onde trafegávamos livremente, do apogeu do comércio e das carnaúbas da Avenida Maranhão.

Olho com tristeza o desmatamento das árvores, o aterramento das lagoas e o avanço da ilicitude pelas ruas que antes caminhávamos em segurança.

Verde Cap, ainda sois? Minha visão já não alcança. Vejo o avanço de conjuntos habitacionais e condomínios, porém sem um planejamento estratégico, formando um cinturão onde seres humanos lutam para manter a dignidade em condições deploráveis, permeadas pela ausência de justiça social.

Teresina, ao adentrarmos sua alma, enxergamos Dandaras, Jacintas, Santa Clara, Jerusalém, Babilônia. Tentamos seguir em paz. Do colosso do Monte Castelo, miramos tua expansão, mas testemunhamos que o Poti Velho ainda clama por inclusão. Basta seguir a Boa Esperança.

Oh, Teresina, Ítaca de muitos, somos você. Queremos-te humana e aconchegando todos em um abraço, como os rios assim fazem.

*Benjamim Pessoa Vale é médico neurocirurgião, formado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Neurocirurgia pelo Hospital Heliópolis e também em neurorradiologia vascular intervencionista na Universidade de São Paulo (USP).

Com quase 30 anos de trabalho como neurocirurgião, o médico é uma referência nacional no atendimento em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Redação

Redação

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<