Marketing News

Quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade?

Conheça quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade 2022

Wagner Santos

Sábado - 03/09/2022 às 16:08



Foto: imagem: Pexels.com principais disciplinas do curso de contabilidade
principais disciplinas do curso de contabilidade

Deseja saber quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade? Primeiramente, entenda que a Contabilidade é uma área que a maioria dos brasileiros tem contato diário. Entretanto, poucos realmente entendem a sua dimensão, nos estudos e na aplicação no dia a dia.

Além disso, trata-se de uma área também muito afetada com o avanço da tecnologia. Ou seja, por se modernizar constantemente, novas formas de prestação de contas, pagamento de tributos e também de emissão de notas vão sendo popularizadas.


Outro ponto que vale mencionar é que é comum um país passar por mudanças tributárias e fiscais. Sendo assim, é o contador quem ajudará na adaptação das empresas com a implementação dessas mudanças. Por exemplo, em relação aos processos burocráticos, centralizar as informações e entender como lidar com a parte fiscal.


No entanto, atuar com empresas não é a única carreira para um contador. Afinal, há diversas formas de atuar com contabilidade que estão diretamente relacionadas com esse curso. 


Portanto, para te ajudar a conhecer melhor a área, a King Empresa preparou esse artigo sobre quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade. Confira.

Então, quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade?

Antes de mais nada, o curso de contabilidade é pautado em algumas disciplinas que são a base teórica para que depois o estudante possa se aprofundar em outras matérias. 


Dessa maneira, essas disciplinas são as seguintes: sociologia, administração, Planejamento Tributário, Língua Portuguesa, Planejamento, Direito, Economia, Sociologia, Teoria da Contabilidade, e ainda Contabilidade Financeira.


Após passar pelas matérias introdutórias, o estudante começa a se especializar em algumas áreas como Comunicação, Ética, Economia, Matemática, Direito e Tecnologia da Informação.


Então, para complementar uma formação técnica e gerencial, após fazer a formação base com as matérias essenciais, o aluno aprende algumas disciplinas específicas, que também são essenciais para a sua atuação.


Por fim, o curso de contabilidade também apresenta disciplinas especiais e optativas. Sendo assim, você consegue escolher como montar o seu curso seguindo as suas necessidades.


Geralmente, algumas das matérias optativas disponíveis são: contabilidade no Setor Imobiliário, Aquisições e Reestruturações, Contabilidade de Instituições Financeiras, Controladoria, Fusões, Pesquisa em Contabilidade, Planejamento Tributário, Reporting e Relações com Investidores, entre outros.

Você precisa ser bom em matemática para estudar contabilidade?

Em suma, existe essa dúvida comum entre as pessoas interessadas no curso de contabilidade. Assim, é necessário saber bem matemática para poder fazer contabilidade?


Pois entenda que o curso de Ciências Contábeis traz, sim, vários números e muita matemática. Porém, é algo muito diferente da matéria do ensino médio, que ensinava uma área maior desse ensino. Por exemplo, trazendo trigonometria, fórmulas e equações .


Além disso, o curso ainda ensina várias matérias de humanas. Por exemplo, sociologia é uma matéria essencial da grade, assim como Direito e Administração. Isso significa que essas matérias irão compor uma parte significativa da contabilidade.


Entretanto, quando for escolher fazer o estudo das Ciências Contábeis, considere se você gosta de estar em contato com essa área específica da matemática, por exemplo, estatística e matemática financeira.


Por fim, você não precisa ser bom ou ter tanta facilidade com matemática. Desde que você compense essa falta com estudo.

Quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade: o que esperar do curso?

Definitivamente, o curso de contabilidade irá preparar o aluno para assumir a responsabilidade financeira, contábil e também tributária de empresas e organizações. Sendo assim, o profissional vai ser encarregado de registrar e controlar todas as receitas, lucros, investimentos, despesas, compras, vendas e aplicações.


Portanto, por ser um profissional fundamental para as organizações, a grade curricular também conta com matérias de negócios, por exemplo, Empreendedorismo e Comunicação Organizacional.


Ou seja, dá para dizer que o curso de Ciências Contábeis é um curso que possui um porco de exatas e humanas. Afinal, apresenta as principais matérias das duas áreas do ensino.


Por fim, tenha em mente que a graduação na área dura 4 anos, e para conseguir o diploma de bacharel em Ciências Contábeis você deve fazer o estágio supervisionado de 120 horas. Além de também precisar apresentar o trabalho de conclusão de curso para finalizar o curso e iniciar sua carreira no mercado.


Em suma, por se tratar de uma área importante nas organizações, a experiência de atuação é realmente valorizada. Porém, a experiência não precisa ser apenas um emprego. Isso porque projetos e estágios também contam quando você vai se candidatar para um novo cargo.

Afinal, quais são as áreas de atuação do profissional de contabilidade?

Geralmente, o profissional dessa área pode escolher atuar como contador de empresas. No entanto, uma boa parte das organizações opta por terceirizar esse serviço. Dessa maneira, o contador também pode trabalhar prestando serviços terceirizados de contabilidade. 


Mais um ponto importante, por haver muita demanda de terceirização, os escritórios de contabilidade sempre buscam contratar novos talentos para esse tipo de atuação.


Além disso, esse profissional também consegue atuar como auditor. Isso porque, no âmbito empresarial, o auditor é o profissional responsável por analisar os relatórios e todos os demonstrativos contábeis e se certificar de que eles estão corretos. 


Sendo assim, o contador cuidará da saúde financeira da empresa e conferir todas as informações tributárias, para garantir que tudo corra corretamente. Mais uma opção de atuação é como professor.


Dessa maneira, o curso de contabilidade não é um curso novo, mas ainda assim ele vem atraindo cada vez mais jovens para a graduação. Isso significa que trata-se de uma área que cresce com a tecnologia e também o surgimento de novos processos.


Caso você tenha se interessado e queira se tornar um empresário contábil, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto. Então, o que você achou sobre quais são as principais disciplinas do curso de contabilidade? Deixe seu comentário.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: