Filosofia de Vida

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Empatia ou Egocentrismo? A linha tênue entre ajudar e chamar atenção

Em muitos casos, a necessidade de validação pessoal, atenção ou até o desejo de se sentir superior podem mascarar-se como empatia

Fabiano de Abreu

Segunda - 16/12/2024 às 16:33



Foto: Polina Zimmerman/Pexels/Canva Nem todas as ações que aparentam ser empáticas têm, de fato, essa motivação genuína
Nem todas as ações que aparentam ser empáticas têm, de fato, essa motivação genuína

A empatia, frequentemente exaltada como uma das qualidades mais nobres do ser humano, é a capacidade de se colocar no lugar do outro e agir em prol de seu bem-estar. No entanto, nem todas as ações que aparentam ser empáticas têm, de fato, essa motivação genuína. Em muitos casos, a necessidade de validação pessoal, atenção ou até o desejo de se sentir superior podem mascarar-se como empatia, criando um paradoxo interessante: ajudar os outros pode ser, na verdade, um reflexo do egocentrismo.

Este artigo explora essa linha tênue por meio de exemplos práticos, diferenciando o que é empatia verdadeira de ações motivadas pela busca de atenção e validação.

Exemplo 1: O médico que atende pacientes fora do horário

Um médico decide atender pacientes fora do seu expediente, justificando isso como um ato de empatia. Ele afirma que não consegue deixar de ajudar quem precisa, mesmo que isso comprometa seu tempo de descanso e lazer. A questão é: essa atitude é realmente altruísta ou seria uma maneira de compensar inseguranças internas?

  • Empatia genuína: Se o médico atende fora do horário porque compreende a necessidade real dos pacientes e não espera gratidão, reconhecimento ou validação emocional, trata-se de empatia. Ele está focado no bem-estar do outro, não no retorno pessoal.
  • Egocentrismo mascarado: Se ele busca ser visto como indispensável, ficando frustrado quando sua dedicação não é reconhecida, ou se a ação o faz se sentir importante e superior aos colegas, há um componente egocêntrico. Isso sugere que ele pode estar atendendo mais para validar sua própria importância do que por preocupação genuína.

Exemplo 2: A ativista feminista e sua bandeira pessoal

Uma mulher defende publicamente a causa feminista, alegando que sua luta nasce de uma empatia profunda pelas mulheres que sofrem com desigualdades e violências. No entanto, ao analisar sua trajetória, descobre-se que sua motivação inicial foi uma decepção amorosa com um homem, que a levou a transformar sua dor pessoal em militância.

  • Empatia genuína: Se sua atuação se expandiu para compreender e lutar por uma diversidade de desafios enfrentados por outras mulheres, sem colocar sua experiência pessoal como centro da causa, trata-se de empatia verdadeira. Isso mostra que ela conseguiu transformar sua dor em algo maior, altruísta.
  • Egocentrismo mascarado: Se o foco de sua militância está mais em expressar suas mágoas ou se ela usa a causa para chamar atenção para si mesma, sem realmente entender as vivências de outras mulheres, então sua empatia pode ser limitada. Neste caso, sua atuação seria mais um reflexo de projeções emocionais do que de uma preocupação coletiva.

Exemplo 3: O amigo "sempre disponível"

Imagine uma pessoa que está constantemente disposta a ajudar amigos e familiares, mesmo quando isso a prejudica. Esse comportamento pode parecer altruísta, mas ao observar mais de perto, nota-se que ela frequentemente menciona suas ações para os outros, busca ser elogiada e sente-se ressentida quando não recebe o devido reconhecimento.

  • Empatia genuína: Se a pessoa ajuda de forma espontânea, sem esperar elogios ou gratidão, e entende que a ajuda deve ser oferecida sem condições, ela está agindo por empatia. Ela prioriza o bem-estar dos outros, sem se preocupar com o retorno emocional.
  • Egocentrismo mascarado: Quando o auxílio é acompanhado de um desejo de ser exaltado ou admirado, ou quando a pessoa usa suas ações para se posicionar como superior moralmente aos outros, o comportamento é egocêntrico. Nesse caso, ela ajuda mais para preencher uma carência emocional ou para atrair atenção do que por preocupação real.

Como Diferenciar Empatia de Egocentrismo?

A chave para diferenciar empatia verdadeira de egocentrismo mascarado está na intenção e no resultado emocional da ação:

Empatia verdadeira:

  • Foco está na outra pessoa e na sua necessidade.
  • Não há expectativa de recompensa, gratidão ou reconhecimento.
  • A ação é equilibrada, respeitando também os próprios limites do indivíduo que ajuda.

Egocentrismo mascarado de empatia:

  • A ação é motivada por insegurança, necessidade de validação ou desejo de se destacar.
  • Há frustração quando o esforço não é reconhecido ou recompensado.
  • A pessoa frequentemente ultrapassa seus limites, buscando ser percebida como "indispensável".

Conclusão: Olhe para Dentro

Ajudar os outros é, sem dúvida, uma virtude. No entanto, é essencial que as pessoas reflitam sobre suas motivações antes de se rotularem como empáticas. Atos genuínos de empatia não dependem de elogios, reconhecimento ou recompensas emocionais. Eles surgem de uma verdadeira preocupação com o próximo.

Ao mesmo tempo, é importante não desvalorizar ações que, mesmo motivadas por inseguranças pessoais, possam ter impacto positivo. Afinal, mesmo que o médico inseguro ou o ativista motivado por mágoas pessoais ajam por razões egoístas, seus atos podem beneficiar outros. A diferença está no crescimento pessoal e na consciência sobre as intenções, que permitem transformar ações egocêntricas em gestos verdadeiramente empáticos.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
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