Marketing News

Como criar paleta de cores no Canva

Confira como criar paleta de cores no Canva para desenvolver artes harmônicas

Quarta - 01/03/2023 às 14:30



Foto: Pexels Como criar paleta de cores no Canva
Como criar paleta de cores no Canva

Antes de te ensinar como criar paleta de cores no Canva é preciso mencionar que existem 2 formas.

Pois, por ser uma ferramenta completa e com diversos recursos, o Canva permite que você use uma imagem ou uma cor de referência.

Então, confira os 2 métodos e 3 dicas para tirar o melhor proveito.

Como criar paleta de cores no Canva usando uma imagem de referência?

Se deseja criar uma paleta de cores no Canva, você poderá utilizar uma imagem de referência. Para isso, siga o procedimento abaixo:

  1. Acesse o site do Canva: Entre no site, e faça login com a sua conta do Canva. Depois vá no link do gerador de paletas. (Para esse procedimento não é necessário estar logado);

  2. Faça upload de uma imagem: Vá no botão “Upload an image” e clique nele. Depois vá onde você salvou a imagem no seu PC e dê dois cliques nela. O upload irá acontecer;

  3. Resultado: A imagem que você subiu será analisada pela plataforma. O resultado será dado com a paleta de cores. Você poderá reparar que conseguirá ver o código código hexadecimal de cada cor. Você poderá copiar elas e usar nos seus projetos futuros.

Como criar paleta de cores no Canva usando uma cor de referência?

Se você deseja criar uma paleta de cores no Canva, poderá usar uma cor de referência. O processo é o seguinte:

  1. Acesse o site do Canva e vá na Roda de Cores do Canva;

  2. Vá em “Pick a color”, e lá você poderá na roda de cores clicar no tom que você deseja como referência ou digitar o código hexadecimal.

  3. Na segunda barra você vai em “Choose a color combination”. Depois basta escolher a combinação de cores que você quer da paleta. Suas opções serão: complementar, triádica, tetrádica, monocromática e análoga;

  4. Depois de confirmar, a paleta de cores será criada automaticamente. Ela ficará embaixo da roda de cores com os códigos hexadecimais;

  5. Caso deseje, poderá exportar a paleta apenas clicando em “Export palette”. Uma tela irá abrir, e você poderá gerar um PDF desta paleta. Ela terá todos os códigos e cores hexadecimais, RGB e CMYK.

Quando você clicar no link das Paleta de Cores, verá que o Canva já disponibiliza várias paletas prontas. Poderá também, nessa mesma tela, procurar por algum tipo de paleta específica. Basta clicar em “Explore Colors” e digitar em inglês o nome da cor.

Te será mostrado o resultado de várias paletas dos seguintes tipos: Análoga, Monocromática, Triádica da cor, complementar. Além disso, outras possíveis paletas que combinem serão mostradas no resultado.

Dicas Para Definir Sua Paleta De Cores No Canva

Vamos para algumas dicas?

Foque no seu público:

Existe sempre uma paleta de cor de preferência daquele público que você quer impactar. Se por exemplo você quer o público feminino, as cores e tons mais claros dinâmicos serão melhor aceitos. Segundo foi pesquisado, o público masculino prefere cores mais crias, monocromáticas ou seja, paleta de cores cinza.

Se você for fazer algo para o público de 20 a 30 anos, terá de entender que eles gostam de cores quentes. Use os tons mais chamativos, em neon ou tons em gradiente. Use as cores que também especifique os seus valores.

Transmita seus valores:

Quando você está construindo uma identidade visual, ela não é do dia pra noite. Sendo assim, são necessários vários testes para evoluir. Leve em conta que usará as cores dos seus valores, sendo assim, não hesite em mostrar através das cores.

Quando você tem uma paleta de cores já definida, certamente será lembrado pelos valores que elas inconscientemente transmitem.

Vamos para um exemplo? A cor vermelha é a do amor, e um exemplo que explora isso é a Coca-cola. Ela normalmente faz um comercial, em momentos entre família e amigos impactando com essa cor. E assim, ela procura transmitir a emoção e ser aceita nesse momento pelos consumidores.

A Psicologia Das Cores

Quando você entender isso, poderá montar um negócio que irá expressar seus valores. Quando você procura entender isso, compreenderá que isso procede de várias fontes. A lista abaixo poderá te dar um insight do que cada cor quer refletir, e assim, pensar na melhor para o seu projeto. São elas:

  • Amarelo: A cor do otimismo, da força, da exuberância, e da autoconfiança. É a cor que expressa a liberdade;

  • Laranja: Normalmente utilizado por transmitir diversão, alegria e boas energias;

  • Vermelho: Poder, chamar atenção, energia do amor, paixão;

  • Verde: A cor da vida, esperança, natureza, crescimento, juventude e relaxamento;

  • Azul: Cor que transmite confiança, imensidão, e muito usado na tecnologia e do masculino;

  • Roxo: A cor dos valores, do mistério, da imaginação, criatividade;

Rosa: Fofura, gentileza, sutileza, educação, carisma, romantismo, delicadeza e do feminino.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: