Filosofia de Vida
FILOSOFIA DE VIDA

Não deixe a quarentena baixar a sua imunidade

Fabiano de Abreu usa de uma condição própria para alertar a população de mais um problema de saúde na quarentena


isolamento Social

isolamento Social Foto: Divulgação

O filósofo, psicanalista e pesquisador Fabiano de Abreu dedica parte do seu tempo na quarentena para analisar comportamentos e  as suas consequências. Desta forma pretende “salvar" a muitos de uma doença ou complicação mental que possa atrapalhar a própria vida e a dos mais próximos.

Avaliando uma condição própria, Abreu alerta sobre o estresse em quarentena e como ele pode afetar a imunidade. “Nesta semana senti pressão na cabeça, cansaço e zumbido no ouvido que pode estar relacionado à mandíbula. Há dois dias atrás senti como se meus dentes tivessem doloridos e então lembrei de um artigo que li sobre pressionar a mandíbula enquanto dorme e fui pesquisar. O ato de pressionar os dentes está relacionado ao estresse. Também levei em consideração o fato de ter estado com músculos doloridos e morder a parte interna da boca ao mastigar. Tudo resultado da ansiedade e do estresse. Tendo em conta que tenho uma ansiedade crónica constatada e elevado nível de estresse devido ao momento atual, vi que eu próprio sofri alterações. Principalmente consternado com o futuro econômico já que muitas pessoas me procuram para desabafarem suas preocupações, chego a conclusão que preciso me cuidar além de tentar ajudar as pessoas.” 

O psicanalista acredita que o estresse esteja relacionado aos seus sintomas e alerta para que possamos nos manter em equilíbrio para que ele não se torne o vilão na nossa estabilidade. “Nos protegemos do coronavírus e podemos contrair outras doenças sejam mentais ou físicas como consequência da baixa imunidade. Estou a ver muitos relatos de pessoas resfriadas  que ficam em alerta com medo de ser a doença mas, creio que isso tudo está relacionado a baixa imunidade. O próprio coronavírus pode ser fatal se a pessoa que o tenha contraído esteja com a imunidade baixa.”

Abreu explica o motivo que o faz o estresse baixar a imunidade. “Segundo estudos científicos o estresse resulta em uma exposição crônica ao excesso de cortisol e adrenalina, mediadores ligados ao estresse, que inibem as células do sistema imunitário. Com o estresse o corpo passa a produzir cortisol em grande quantidade fazendo com que o organismo relaxe as suas defesas dificultando assim a resposta do sistema imunológico.”

Conselhos do filósofo para que o estresse não nos afete tanto, “busque atividades que o faça relaxar, seja ler um livro, ver uma série, documentário, algo que libere hormônios da compensação e bem estar. Arrumar a casa, fazer exercícios, escutar música, cantar, dançar, cozinhar para quem gosta, se alimentar bem, tomar chá, praticar exercícios respiratórios, meditar, dormir cedo e manter um auto controle são passos essenciais para manter o equilíbrio tanto físico como emocional."

O filósofo ressalta que não devemos fundamentar as nossas análises apenas em pesquisas e se os sintomas forem se agravando logicamente um médico tem que ser consultado. “O que sinto não chega a um nível de ter que procurar um médico a não ser que isso se acentue. Muitos pensam em não incomodar médicos neste período em que muitos deles encontram-se ocupados mas, não podemos esquecer que há especialidades e especialidades. Não  podemos deixar de ir ao dentista quando necessário pois ele nada tem que ver com doentes com sintomas de coronavírus assim como outros especialistas que não sejam infectologistas, clínicos gerais entre outros. Se todas as precauções para que o contágio não se propague forem tomadas não devemos nunca descurar os outros aspetos da saúde. Os outros problemas e condições não desapareceram apenas porque apareceu uma nova doença que concentrou todas as nossas atenções. ”

Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.

Referência:

https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-o-estresse-afeta-a-imunidade/

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/01/zumbido-e-sintoma-de-problemas-que-vao-do-estresse-a-perda-de-audicao.htm

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/10/30/dor-de-cabeca-zumbido-e-cansaco-a-culpa-pode-ser-da-misteriosa-dtm.htm

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/estresse-pode-enfraquecer-imunidade-do-organismo-entenda

http://www.cdeodontologia.com.br/blog/causada-por-estresse-e-ansiedade-dtm-e-considerada-doenca-da-modernidade

http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/844c84423cfcd7e05d2720770d2ee271.pdf

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é psicanalista, jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa (número: 1625BR) , associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC. Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia: 10381444. Registro FENAJ: 0035228/RJ. Registro Internacional: BR16791. Como jornalista tem o recorde mundial na criação de personagens e colabora com inúmeras colunas no Brasil, Portugal e em Angola. Possui jornais em Portugal e é correspondente jornalístico internacional. Como escritor possui 9 livros. No meio acadêmico, além de jornalista é bacharelado em Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA. Possuí especialização pós universitária em Neurociência na Universidade de Harvard, nos EUA, pós universitário em neurociência pela Faveni no Brasil, Psicanalista e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e SBPC, mestre em Psicanálise, especialização em psicopedagogia, neurociência em cognição e comportamento humano, todos pelo Instituto Gaio da Unesco, especialização em neuroplasticidade na Brain Academy de Bruxelas, pós universitário em neuropsicologia na Cognos em Portugal, especialização em nutrição clínica, gestão de hora e riscos psicossociais pela Traininghouse em Portugal, Idealismo filosófico e visões do mundo - Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva - Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida - PUC RS, Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia; IP:10381444, Registro FENAJ: 0035228/RJ, Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791, Membro Mensa número: 1625BR. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra, seu QI de 99 está entre os maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete