Filosofia de Vida

Não deixe a quarentena baixar a sua imunidade


isolamento Social

isolamento Social Foto: Divulgação

O filósofo, psicanalista e pesquisador Fabiano de Abreu dedica parte do seu tempo na quarentena para analisar comportamentos e  as suas consequências. Desta forma pretende “salvar" a muitos de uma doença ou complicação mental que possa atrapalhar a própria vida e a dos mais próximos.

Avaliando uma condição própria, Abreu alerta sobre o estresse em quarentena e como ele pode afetar a imunidade. “Nesta semana senti pressão na cabeça, cansaço e zumbido no ouvido que pode estar relacionado à mandíbula. Há dois dias atrás senti como se meus dentes tivessem doloridos e então lembrei de um artigo que li sobre pressionar a mandíbula enquanto dorme e fui pesquisar. O ato de pressionar os dentes está relacionado ao estresse. Também levei em consideração o fato de ter estado com músculos doloridos e morder a parte interna da boca ao mastigar. Tudo resultado da ansiedade e do estresse. Tendo em conta que tenho uma ansiedade crónica constatada e elevado nível de estresse devido ao momento atual, vi que eu próprio sofri alterações. Principalmente consternado com o futuro econômico já que muitas pessoas me procuram para desabafarem suas preocupações, chego a conclusão que preciso me cuidar além de tentar ajudar as pessoas.” 

O psicanalista acredita que o estresse esteja relacionado aos seus sintomas e alerta para que possamos nos manter em equilíbrio para que ele não se torne o vilão na nossa estabilidade. “Nos protegemos do coronavírus e podemos contrair outras doenças sejam mentais ou físicas como consequência da baixa imunidade. Estou a ver muitos relatos de pessoas resfriadas  que ficam em alerta com medo de ser a doença mas, creio que isso tudo está relacionado a baixa imunidade. O próprio coronavírus pode ser fatal se a pessoa que o tenha contraído esteja com a imunidade baixa.”

Abreu explica o motivo que o faz o estresse baixar a imunidade. “Segundo estudos científicos o estresse resulta em uma exposição crônica ao excesso de cortisol e adrenalina, mediadores ligados ao estresse, que inibem as células do sistema imunitário. Com o estresse o corpo passa a produzir cortisol em grande quantidade fazendo com que o organismo relaxe as suas defesas dificultando assim a resposta do sistema imunológico.”

Conselhos do filósofo para que o estresse não nos afete tanto, “busque atividades que o faça relaxar, seja ler um livro, ver uma série, documentário, algo que libere hormônios da compensação e bem estar. Arrumar a casa, fazer exercícios, escutar música, cantar, dançar, cozinhar para quem gosta, se alimentar bem, tomar chá, praticar exercícios respiratórios, meditar, dormir cedo e manter um auto controle são passos essenciais para manter o equilíbrio tanto físico como emocional."

O filósofo ressalta que não devemos fundamentar as nossas análises apenas em pesquisas e se os sintomas forem se agravando logicamente um médico tem que ser consultado. “O que sinto não chega a um nível de ter que procurar um médico a não ser que isso se acentue. Muitos pensam em não incomodar médicos neste período em que muitos deles encontram-se ocupados mas, não podemos esquecer que há especialidades e especialidades. Não  podemos deixar de ir ao dentista quando necessário pois ele nada tem que ver com doentes com sintomas de coronavírus assim como outros especialistas que não sejam infectologistas, clínicos gerais entre outros. Se todas as precauções para que o contágio não se propague forem tomadas não devemos nunca descurar os outros aspetos da saúde. Os outros problemas e condições não desapareceram apenas porque apareceu uma nova doença que concentrou todas as nossas atenções. ”

Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.

Referência:

https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-o-estresse-afeta-a-imunidade/

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/01/zumbido-e-sintoma-de-problemas-que-vao-do-estresse-a-perda-de-audicao.htm

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/10/30/dor-de-cabeca-zumbido-e-cansaco-a-culpa-pode-ser-da-misteriosa-dtm.htm

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/estresse-pode-enfraquecer-imunidade-do-organismo-entenda

http://www.cdeodontologia.com.br/blog/causada-por-estresse-e-ansiedade-dtm-e-considerada-doenca-da-modernidade

http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/844c84423cfcd7e05d2720770d2ee271.pdf

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
Próxima notícia

Dê sua opinião: